Três gerações de artistas no Museu à Noite

A edição 2021 do Museu à Noite é sinónimo de Guimarães Project Room, projeto que vai ocupar o claustro do Museu de Alberto Sampaio entre 16 de julho e 12 de setembro com uma exposição temporária de pintura dos artistas José de Guimarães, José Almeida Pereira e Miguel Marques.

O Guimarães Project Room pretende conhecer, mapear e apresentar os criadores de arte que produzam em afinidade com Guimarães. Neste primeiro momento de apresentação, reúne três gerações de artistas: José de Guimarães, José Almeida Pereira e Miguel Marques. Autores que, segundo o produtor cultural responsável pelo projeto, Pedro Silva, “afirmam a relevância da produção portuguesa a viajar pelo mundo”.

O denominador comum que presidiu à escolha dos artistas e das respetivas obras que se mostram, traduz-se numa “intenção explícita, sob diferentes estratégias, de um olhar que mergulha na história da arte que os precede”. As propostas dos artistas cumprem a missão que reconhece a criação: “impulsionar o pensamento crítico, sem menosprezar a fruição estética, antes dilatando-a e projetando-a num diálogo sozinho, cheio de múltiplas presenças abertas ao futuro”.

O projeto conta com o apoio do município de Guimarães no âmbito do IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas. 

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?