TRÊS MILHÕES PARA RUA QUE LIGA TRÊS FREGUESIAS
A obra de reperfilamento da Estrada Municipal 582, que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço tem o prazo de execução de um ano e representa um investimento de três milhões de euros.

A obra de reperfilamento da Estrada Municipal 582, que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço tem o prazo de execução de um ano e representa um investimento de três milhões de euros.

Foi aprovada, por unanimidade, em reunião de câmara, a proposta de adjudicação da obra de reperfilamento da Estrada Municipal 582, a Rua Engº Duarte Amaral. A obra, que aguarda visto do Tribunal de Contas para se iniciar, tem um prazo de execução de um ano.
No final da reunião municipal, Domingos Bragança, autarca vimaranense, destacou a grande dimensão da obra. “Se a intenção fosse apenas uma simples repavimentação, a obra já estaria feita há muito tempo, mas queremos um arruamento urbano. A Rua Engº Duarte Amaral, desde Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço, por estar numa zona densamente urbanizada, merece ser tratada como um espaço físico com arborização, iluminação, estruturas urbanas, passeios e isso leva mais tempo”, apontou.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães diz perceber “algum desespero” de quem lá passa diariamente. “Quero tratar por igual as pessoas, independentemente de onde elas residem. A população que é servida nesta área merece os mesmos cuidados. A dimensão de obra é de três milhões de euros e tudo demora mais tempo, quando pretendemos fazer mais e melhor”, explicou.
Segundo a autarquia, a intervenção na Estrada Municipal 582 tem como base a mitigação das debilidades existentes, nomeadamente nas pavimentações e organização espacial permitindo a melhoria da mobilidade, com a introdução de percursos pedonais interligados (passeios) e organização do parqueamento automóvel, visando conceder à população outras condições e possibilidade de uso de meios de mobilidade alternativos bem como melhores acessibilidades.
À comunicação social, Domingos Bragança adiantou ainda que o projeto de requalificação para a zona do Parque do Industrial de Pencelo está em curso, “onde vamos ter obras ao fim de vários anos, de modo a que as empresas que lá estão sintam que estão bem e tratem das suas ampliações”, salientou.
No âmbito das obras comparticipadas pelo Estado Central, Domingos Bragança reiterou que o início das obras do desnivelamento da rotunda de Silvares será em fevereiro. “As instituições dão-me a certeza que começa em fevereiro”, assegurou. O autarca aguarda a contemplação no Orçamento de Estado do projeto para o posto da GNR de Lordelo, cujo projeto, desenvolvido pela autarquia, foi remetido ao Ministério da Administração Interna. Pode ser que tudo se conjugue para que, ao fim de 30 anos, tenhamos o posto”, ambicionou.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.