Foram aprovadas três moções no final da Assembleia Municipal de ontem. Das cinco apresentadas, três delas foram aprovadas, uma das quais com unanimidade.
Bloco de Esquerda, com duas, CDS, CDU e PSD apresentaram moções sobre diferentes temas, que foram discutidas e votadas no final da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal. Uma do Bloco de Esquerda, relativa à redução do preço dos transportes públicos com efeitos a partir de abril, foi reprovada, bem como a proposta da CDU, que pedia a intervenção do município junto do governo para a renacionalização dos CTT.
No entanto, a bancada aprovou as restantes três. A primeira moção discutida e votada partiu do BE, com o tema “Pelo Combate à Violência de Género”, tendo sido aprovada com os votos favoráveis do BE, CDU e PSD, contanto ainda com a abstenção da bancada do PS e de um deputado do PSD. Um dos termos propostos nesta moção é o de “exigir ao governo e à Assembleia da República que tomem o combate à violência de género como efetivo”.
Já a moção apresentada pelo PSD, intitulada “Plano de Despoluição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Ave”, foi aprovada por unanimidade, com todos os votos favoráveis dos presentes. Aqui, foi aprovado que a Assembleia Municipal delibere ao governo o cumprimento da recomendação aprovada pela Assembleia da República, com vista à elaboração e implementação de um plano intervenção no Rio Ave.
Também aprovada foi a proposta do CDS, relativa à criação de uma Rede de Cuidadores em Guimarães, com os votos favoráveis de PS, PSD e CDS e abstenção de BE e CDU.