Turismo do Porto e Norte denuncia “menosprezo da TAP pela região”
Só um em cada dez passageiros dos voos de e para o Porto o fazem através da TAP”, diz Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte (TPN), destaca o “progressivo desaparecimento” da TAP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, algo que “causa descontentamento”. Numa nota enviada à comunicação social, a TPN reclama “recursos para cativar companhias aéreas”.
Segundo Luís Pedro Martins “os últimos números sobre a atividade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro deixam um misto de sentimentos” nos responsáveis do Turismo do Porto e Norte.
“Se, por um lado, neste momento a infraestrutura aeroportuária já opera a 70 por cento dos valores que registava no período pré-pandemia, por outro lado, só um em cada dez passageiros dos voos de e para o Porto o fazem através da TAP”, diz o responsável.
Perante o que parece ser o “menosprezo da TAP pela região”, o Turismo do Porto e Norte reclama recursos “para apoiar o Aeroporto, e por essa via as regiões Norte e Centro de Portugal, na atração de companhias aéreas que verdadeiramente reconheçam o valor deste território e que já demonstraram interesse em operar no destino”.
E argumentos não faltam, segundo Luís Pedro Martins: “Estamos a falar de um aeroporto estratégico para o Noroeste Peninsular, que serve uma região fortemente industrializada e economicamente pujante, com mais de 5 milhões de habitantes, e um destino turístico que é aquele que mais crescia na era pré-pandémica”.
Do “plano de apoio a companhias aéreas muito tem sido feito, mas a verdade é que na hora de captar o mercado de aviação, que é decisivo para a retoma do destino, os nossos recursos financeiros são manifestamente insuficientes”. E este cenário é “consideravelmente mais grave”, acrescenta, “quando o alvo são as companhias aéreas de longo curso”.
Estas iniciativas “reclamam recursos financeiros” e a região “precisa de ser ressarcida da inoperacionalidade da TAP, que parece ter desistido desta parte do País”.
Na comunicação, o Turismo do Porto e Norte diz estar a acompanhar as “preocupações manifestadas pelos autarcas da região, e demonstra-se disponível para, “havendo reforço financeiro, trabalhar com o Turismo de Portugal e com o Aeroporto do Porto, naquele que é um dos fatores críticos de sucesso para a região”.
A TPN lembra que a ANA Aeroportos concluiu no passado mês a ampliação do taxiway no Aeroporto do Porto, acrescentando 1300 metros de pista e um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300 metros, “representando uma melhoria operacional fundamental, com impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros”, que segundo a ANA, permite manter o aeroporto no trajeto de crescimento sustentado no futuro”.
“Um investimento forte num aeroporto sucessivamente premiado e de reconhecida qualidade, mas que não parece dizer nada apenas à TAP, uma vez que o mesmo não se passa com outras companhias” acrescenta Luís Pedro Martins.
Atendendo à programação de voos até março de 2022, nas 19 companhias que operam neste momento no aeroporto, “que em conjunto cobrem 21 mercados potenciais e mais de uma centena de rotas, a TAP possui apenas 7 cobrem o mercado internacional”, diz ainda o responsável.
A rentabilidade da operação no Aeroporto do Porto “é visível na recetividade das companhias aéreas que apostam na área de influência do nosso aeroporto, e que têm progressivamente retomado a operação, em contraciclo com aquilo que se passa com a TAP”.
Por isso, termina Luís Pedro Martins, “é fundamental que as ligações de longo curso retomem, concretamente ao Brasil, Estados Unidos e Canadá, bem como à Ásia e Pacífico, e para este objetivo torna-se cada vez mais evidente que não podemos contar com a TAP”.
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