A Universidade do Minho (UMinho) vai ver novamente as suas portas abertas nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril. O campus de Azurém, em Guimarães, será o palco para a UPA – UMinho de Portas Abertas, iniciativa que congrega uma mostra da oferta formativa de todas as Escolas e Institutos da UMinho e dezenas de atividades para estudantes do ensino secundário.

A visita inaugural da UPA acontece no dia 30 de março, às 14h00, e irá integrar uma comitiva composta pelo reitor da UMinho, elementos da equipa reitoral, presidentes das Escolas e Institutos da UMinho e ainda representantes dos municípios de Braga e Guimarães, parceiros da iniciativa desde a sua primeira edição.
Sendo a UPA uma mostra que pretende dar a conhecer o que de melhor se produz na UMinho ao nível do ensino, investigação, cultura e desporto, esta edição volta a apostar nas atividades paralelas promovidas pelas Unidades Orgânicas.
Para além da Mostra UPA, os jovens visitantes terão à sua disposição oficinas, apresentações, laboratórios experimentais e outras atividades hands-on, que contam com o acompanhamento de professores, técnicos, alumni e estudantes de toda a universidade, potenciando uma interação direta com a comunidade académica.
A aposta da organização foi em melhorar a feira educativa que permitirá a estudantes do secundário, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais terem uma interação direta com a comunidade da UMinho. Neste espaço, que ficará situado nos jardins do campus de Azurém, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e percorrer os stands das Escolas e Institutos da UMinho e aí obter todas as informações que vão de encontro às suas necessidades e interesses. O objetivo é que possam ficar munidos de toda a informação necessária para a ajuda na escolha da licenciatura onde pretendem dar continuidade aos seus estudos.
Para além das atividades integradas na Mostra UPA, vão ainda acontecer cerca de 40 outras iniciativas que irão darão um colorido e dinâmica diferentes ao campus de Azurém. “UM Futuro com ciência”, “Avaliação de lesões medulares”, “Web mapping e SIG”, “A bioengenharia de fibras óticas vivas”, “Processos migratórios e as suas implicações para a gestão”, “Álcool e o cérebro adolescente”, “Desconstrução do livro”, “MiniLab de investigação em educação”, “Preparar o futuro no presente: Enfermagem na ESE UMinho”, “ Responsabilidade civil por danos causados por veículos autónomos” e o concerto “Choral Lab” são algumas das iniciativas previstas pelas Escolas e Institutos da UMinho ao longo dos três dias da UPA.