UMinho: Estudantes têm novo “ponto de encontro” em Guimarães

A celebração do 45.º aniversário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) iniciou com a inauguração da requalificação da sede de Azurém que vem "combater a identificada e reivindicada falta de espaços de estudo para os estudantes da cidade de Guimarães".

requalificação-aauminho-barra-natal

A celebração do 45.º aniversário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) iniciou com a inauguração da requalificação da sede de Azurém que vem “combater a identificada e reivindicada falta de espaços de estudo para os estudantes da cidade de Guimarães”.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Com várias salas de estudo, com capacidade para mais de 100 estudantes, na forma de estudo individual ou em grupo, uma sala de estudo multiusos, que rapidamente se transforma numa sala de formações, ideal para os Núcleos e as Associações de Estudantes dos diferentes cursos da Academia Minhota, a agora renovada sede da AAUMinho de Azurém foi inaugurada na presença de Duarte Lopes, presidente associação, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Rui Vieira de Castro, reitor da universidade, e Vítor Dias, diretor do IPDJ Norte.

A sede possui ainda uma sala mais informal, equipada com sofás, microondas e vending machines. No piso inferior, o Bar Académico vai passar a funcionar de dia e de noite e passar a servir também como um um espaço de refeições diárias, para convívio diurno e estudo em grupo. Ao nível dos serviços da associação académica, o edifício inclui uma zona de trabalho para a direção e para os funcionários, e um estúdio para a Rádio Universitária do Minho.

Duarte Lopes, na presença de antigos presidentes da AAUMinho, lembrou que este “é um projeto de várias gerações e que este ano encontrou a sua execução”. Esta que foi uma “aposta da direção no campus de Azurém” deixa os estudantes “muito satisfeitos”. “Quisemos criar mais condições para que os estudantes possam permanecer aqui mais tempo”, referiu o presidente da associação.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Os estudantes da academia minhota encontram agora, em Guimarães, “um espaço de estudo amplo e com bastantes boas condições” e os grupos culturais um espaço “ligeiramente aumentado”. O objetivo da AAUMinho era claro: “criar um ponto de encontro para que os estudantes permaneçam, durante o dia, no campus de Azurém”.

Parabenizando a direção da AAUMinho, Domingos Bragança afirmou que a reablitação da sede “está muito bem conseguida e com um programa funcional muito interessante, que corresponde às funções clássicas de uma associação académica, mas também contemporâneas e do futuro”.

Recuando um pouco no tempo, o presidente da Câmara recordou quando “a envolvência da sede da associação em Guimarães era um quelho” e mostrou que esta reabilitação traz “uma nova frente à universidade”.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

“Queremos que os estudantes do ensino superior se sintam bem”, reiterou lembrando os pilares em que as políticas públicas assentam: educação, cultura e ciência.

Já Rui Vieira de Castro acredita que a inauguração foi “uma forma excelente de iniciar as celebrações de aniversário da AAUMinho” uma vez que “traduz aquele que é o modo muito particular de ser e de estar da AAUMinho”. Frisou, assim, que a presença dos antigos presidentes da AAUMinho naquele momento testemunha algo a que se foram habituando a encontrar na associação. “Independentemente daquele que é o modo particular de cada presidente ou de como cada direção exerce as suas funções, há uma clara preocupação com a manutenção de elementos de continuidade. É isso que torna a associação académica uma associação particularmente forte. E torna-a, por outro lado, muito credível”, destacou o reitou da UMinho.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES