UMinho participa numa das maiores feiras de educação do mundo
NAFSA 2023 decorre em Washington D.C. até amanhã e deverá juntar mais de dez mil visitantes.

A Universidade do Minho marca presença até esta sexta-feira, dia 2 de junho, na Annual Conference & Expo da NAFSA (Association of International Educators), iniciativa que decorre no Centro de Convenções de Washington D.C, nos Estados Unidos da América.

Esta é a 75.ª edição deste certame organizado pela maior associação mundial dedicada à internacionalização da educação e intercâmbio internacional, na qual as instituições de ensino superior podem estabelecer e construir parcerias institucionais à medida, assim como traçar e desenvolver caminhos para um futuro inclusivo na educação internacional, sendo o tema desta edição “Inspiring an Inclusive Future”.
Representada por Filomena Soares, vice-reitora para a educação e mobilidade académica, e Ana Esteves, diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização, a UMinho integra a comitiva portuguesa que agrega 24 instituições de ensino superior portuguesas. As instituições nacionais apresentam-se no expositor “Study & Research in Portugal” que foi inaugurado na terça-feira por Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por Francisco Duarte, Embaixador de Portugal nos EUA, e por Francisco Santos, vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Além da presença na NAFSA 2023, a comitiva lusa irá participar na próxima semana no “USA: Exchange and Mobility in Higher Education and Science”, um evento promovido pela Fulbright Portugal em parceria com USA Study Abroad / ECA e Embaixada de Portugal em Washington DC, que irá abordar e discutir as tendências, oportunidades e desafios colocados às instituições de ensino superior nacionais na lógica do intercâmbio de estudantes, assim como irá procurar a análise de exemplos de boas práticas e dos programas de intercâmbio existentes.
Da agenda fazem ainda parte visitas a várias universidades americanas, nomeadamente a American University, Marymount University, Maryland Baltimore Country e George Mason University. A visita termina no dia 6 de junho com uma receção na Embaixada de Portugal nos EUA.
A par da UMinho estão representadas outras instituições de ensino superior nacionais, entre as quais as universidades do Algarve, Aveiro, Católica Portuguesa, Coimbra, Fernando Pessoa, Europeia, Évora, Lusíada, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, várias faculdades e institutos politécnicos. Marcam igualmente presença a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, a Comissão Fulbright Portugal e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. A comitiva nacional integra mais de 50 pessoas e procura neste evento alargar a rede de parcerias, nomeadamente nas designadas “balanced exchange agreements”, para a troca de alunos estrangeiros entre si.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.