UMinho recebe 30º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional
Entre 19 e 22 de julho.
Arranca esta quarta-feira, 19 de julho, na Universidade do Minho, o 30º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), em Braga.
A sessão de abertura é esta quarta-feira, às 15h15, no Museu Nogueira da Silva, com o presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Lima, o presidente da APDR, João Leitão, o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a coordenadora do evento e presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, Paula Remoaldo. Segue-se uma palestra do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Pedro Dominguinhos vai abordar os resultados do PRR e o seu impacto na coesão territorial e inovação empresarial.
Na quinta-feira destaca-se uma mesa redonda com o editor-chefe do “Journal Regional Science Policy and Practice”, do “The Annals of Regional Science” e da “Portuguese Review of Regional Science”, respetivamente, Tomaz Ponce Dentinho, Martin Andersson e José Cadima Ribeiro. É às 11h00, no auditório do Instituto de Educação da UMinho. Às 19h00, no vizinho ICS, vai ser lançado o livro “Os territórios na era das redes: cultura digital, ação coletiva e bens comuns”, do professor António Covas.
A agenda de sexta-feira culmina com um conjunto intenso de sete sessões paralelas, que focam temas como economia circular, turismo sustentável, descentralização, migrações e territórios periféricos. Merece também ênfase a sessão plenária sobre crescimento inclusivo, pelo professor Martin Andersson, da Universidade de Lund, Suécia (às 11h30), e a apresentação do livro “Pensar a serra da Estrela”, do Jornal do Fundão (18h30).
O congresso tem o tema “Desafios do desenvolvimento sustentável dos territórios em contextos de incertezas devido a choques e riscos externos” e junta cerca de 170 cientistas regionais, economistas, sociólogos, geógrafos, urbanistas, investigadores e decisores políticos. A iniciativa quer enfatizar as políticas públicas locais, regionais, nacionais e europeias na área, trazendo ideias, teorias e potenciais soluções para estrangulamentos territoriais, sociais e de desenvolvimento na Europa e no mundo. Os resumos científicos apresentados vão sair numa edição especial de três revistas e num livro.
O evento insere-se no programa do Cinquentenário da UMinho e inclui na organização o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), o ICS e a Escola de Economia e Gestão, entre outros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.