Unanimidade no Plano Estratégico da Capital Verde Europeia 2026
Foi umas das propostas inscritas na reunião municipal da passada segunda-feira, e reuniu consenso na votação.

O Plano Estratégico – Guimarães Capital Verde Europeia (CVE) 2026 trata-se de um documento que tem como objetivo apresentar a visão do Município de Guimarães para o próximo ano. Importante para que Guimarães apresente à Comissão Europeia o seu modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a Capital Verde Europeia 2026.
Paralelamente, Guimarães vai assumir a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, “reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade e inovação ambiental”, diz a autarquia. O Plano Estratégico foi votado por unanimidade. Na prática Guimarães tem de definir e submeter à Comissão Europeia o Modelo de Governança da Capital Verde Europeia 2026, assim como elaborar e apresentar uma proposta de agenda e de ações, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios. Deve também promover a sua participação nas iniciativas e eventos programados, redigir e submeter à Comissão Europeia, Relatórios de Impacto, bem como Relatórios Intermédios e o Relatório Final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.
Este ano será de preparação intensiva. O próximo será de “celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta / One Planet City”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática”, refere a autarquia.
A Unidade de Missão-CVE2026 será composta por uma Direção Executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira.
Domingos Bragança vai liderar a Direção Executiva da CVE e Ricardo Araújo, vereador do PSD quis saber porquê, até porque a pasta da candidatura esteve entregue a Adelina Pinto, vice-presidente da autarquia. Disse o presidente da Câmara que, desta forma, o caminho está facilitado para o seu sucessor, que será eleito nas Autárquicas do outono. “Assumo a Direção Executiva com a condição de que possa ser assumida por outro presidente da Câmara. Quando for eleito, ele poderá organizar como quiser”, justificou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.