Unidades de Saúde vacinam doentes acamados no domicilio

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave está a vacinar os utentes acamados, contra a covid-19, durante os fins de semana. Trata-se de utentes que pelas suas condições de saúde não se podem deslocar aos Centros de Vacinação.

Foto: Rui Dias

José Novais de Carvalho, diretor clínico do ACES do Alto Ave afirma que se trata de uma logística complicada, “porque é uma equipa constituída por médico, enfermeiro e motorista”. O processo avança com alguma lentidão porque além da deslocação e do tempo de vacinar, a equipa é obrigada a permanecer no domicílio do utente por 30 minutos após a inoculação. “Entre o processo de vacinar e a espera obrigatória, cada caso leva entre 45 minutos a uma hora”, explica o diretor clínico do ACES.

Novais de Carvalho esclarece que o processo está a ser feito aos fins de semana para não retirar os profissionais de saúde das unidades de saúde e dos Centro de Vacinação durante a semana. “Estamos a vacinar cerca de 12 pessoas por fim de semana”, adiantou o diretor clínico da ACES.

Novais de Carvalho espera que a vacinação, destes utentes acamados, com a primeira dose, esteja completa até ao final de abril, embora já haja pessoas a receber a segunda dose.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?