CarClasse
CarClasse
Unique Flavours eleita Loja Gourmet 2020

Distinção da revista Grandes Escolhas aconteceu no início do mês de março de 2021.

Unique Flavours barra

Distinção da revista Grandes Escolhas aconteceu no início do mês de março de 2021. Projeto nasceu em 2019, “sem que imaginássemos a transformação que trouxe esta pandemia”. É uma mercearia online de produtos 100% portugueses, onde encontramos “o que de melhor se faz em Portugal, no agroalimentar”, garante-nos Bernardo Vieira e Brito.

© Mais Guimarães

Bernardo recebeu-nos na sua casa em Pencelo, numa casa senhorial cujas primeiras referências datam do seculo XV. Não falaríamos naquela manhã de história mas de um futuro marcado pela digitalização das coisas, um processo que foi acelerado pela pandemia da Covid-19.

O diretor de operações da Unique Flavours aponta, na conversa, que já todos sabíamos da inevitabilidade desta transformação de que esta plataforma quis ser percursora em Portugal.

Os bons resultados são já visíveis. Para além de uma crescente notoriedade em Portugal, de que os prémios são consequência, começam a abrir-se para a Unique Flavours canais de comércio com vários países da Europa, cujos turistas levam as melhores recordações da gastronomia portuguesa, e também para os emigrantes nacionais que pretendem adquirir produtos da sua terra.

Todos os prémios são importantes e ficamos muito satisfeitos. E num projeto com um ano, e 100% digital, sermos considerados a melhor loja gourmet de Portugal, é algo que nos orgulha

Bernardo Vieira e Brito

Aliando a tradição com a modernidade, a Unique Flavours pretende ser uma plataforma cujo foco é a promoção de Portugal e a valorização dos produtos portugueses. É, segundo Bernardo Vieira e Brito “um serviço diferenciado. Connosco, as pessoas podem comprar em casa, na comodidade do lar, e com total segurança, quer no que se refere ao transporte e entrega, quer no que toca à qualidade e segurança alimentar. Podem apreciar o melhor e o mais diverso do que se faz em Portugal e que agora ficam mais disponíveis e acessíveis”. Acrescenta o responsável.

Na plataforma estão disponíveis uma grande variedade de queijos, enchidos, vinhos, cervejas, águas, mercearia, preparados de massas, patés, conservas, chás, temperos, chocolates ou snacks, uma oferta que está sempre em crescimento com a aproximação a novos produtores, ou com a inovação nos produtos ou nos processos de fabrico.

Bernardo diz que outro dos objetivos deste Marketplace é disponibilizar “produtos diferenciados que não se encontram em grandes superfícies”, sendo esta também uma forma de ajudar os pequenos produtores que “viviam do comércio local ou das feiras da região e não tiveram nada disso no último ano. A verdade é que conseguimos oferecer, em pouco tempo, uma alternativa viável”. Um papel de sustentabilidade que o on-line permite.

Mas nem tudo foi simples, numa primeira abordagem, Bernardo Vieira e Brito lembra que vários produtores colocaram “algumas reticências para entrarem num projeto online”. Mas a partir de março de 2020, com o confinamento e o encerramento dos estabelecimentos, “já nos começaram a procurar, e hoje olham para nós de uma maneira diferente, assumindo que foi também uma aposta deles e foi ganha”.

A Unique Flavours é uma ponte entre produtores e clientes finais, cuidando da logística

Quanto aos clientes, são maioritariamente portugueses, mas a Unique Flavours exporta com regularidade para vários países europeus, nomeadamente para o Reino Unido, Holanda, França ou Alemanha, sendo que os curtos prazos de entrega (24 horas em Portugal e dois dias para o estrangeiro) são outro fator diferenciador na atividade e uma preocupação constante dos responsáveis pela empresa, que diz não se poupar em despesas para “garantir que tudo seja entregue de maneira rápida, segura e eficiente”.

“Esperamos continuar a levar Portugal mais longe proporcionando experiencias de bom gosto a todos os nossos clientes”

BERNARDO VIEIRA E BRITO

Quanto ao futuro, Bernardo Vieira e Brito, prevê um crescimento sustentado da plataforma, apoiado na qualidade do serviço prestado a da crescente perceção dos empresários do setor agroalimentar para a necessidade de se fazer mais, e fazer melhor. “Desde a produção primária à transformação, o setor tem evoluído bastante e está cada vez mais profissionalizado”.

Também a consciência das pessoas para a importância de consumirem o que é feito em Portugal é algo que deve ser valorizado, segundo o responsável. “Para além de sabermos que temos um património muito rico em termos alimentares, sabemos que nesta área temos evoluído bastante. E que, estamos a ajudar muito o nosso país comprando o que é nosso.

Por fim, temos o projeto de internacionalização para mercados europeus já referenciados, dando mais notoriedade aos produtos portugueses.

Da Unique Flavours pode esperar experiências de bom gosto com sabores únicos

© Mais Guimarães

Bernardo Vieira e Brito tem 31 anos, é vimaranense, advogado, mestre em direito fiscal e com um MBA em Gestão. Dedica os seus dias ao contacto com a terra e a produção agroalimentar. É membro de uma família com fortes ligações à agricultura e pecuária. O diretor de operações na Unique Flavours e administrador na empresa Valle dos Três Irmãos, localizada em Pencelo, e esteve à conversa com a Mais Guimarães.

E-Agro Awards

Já em 2020, no primeiro ano de atividade, a Unique Flavours foi distinguida pela E-Agro Awards na categoria Best E-Commerce, um prémio que destaca a excelência de soluções tecnológicas de e-commerce desenvolvidas pelas empresas do setor agroindustrial em Portugal.

Marketplace PortugalFoods

A Unique Flavours formalizou uma parceria com PortugalFoods para a criação do Marketplace PortugalFoods. Este marketplace agrega o que de melhor se produz em Portugal e permite às empresas trabalhar o canal de venda online junto do consumidor final e promover os seus produtos no mercado global.

A PortugalFoods é constituída atualmente por mais de 150 associados, entre empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades conexas.

Marketplace Vale do Minho

A Unique Flavours formalizou uma parceria com a Adriminho, formalizando o Marketplace Vale do Minho, como primera loja regional.  Este marketplace agrega empresas da região que olham este canal como forma de valorização e divulgação de produtos regionais, permitindo alargar os seus horizontes comerciais, quer nacionais quer internacionais.


Visite o site e o facebook da Unique Flavours.


PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES