Vânia Dias da Silva aponta várias falhas à utilização das bicicletas e trotinetes elétricas

Apesar de reconhecer que a boa utilização destes veículos partilhados está dependente do civismo de cada um, defende que se devem fazer cumprir sanções adequada a quem não cumpre aquilo que o regulamento prevê.

bird-com-barra

Vânia Dias da Silva apontou várias falhas à utilização das bicicletas e trotinetes elétricas em Guimarães. A vereadora da Coligação Juntos por Guimarães salientou que a implementação da mobilidade suave se trata de um “boa medida que deve ser acarinhada”, que deve ser acompanhada de “um plano maior de mobilidade urbana, a longo prazo, e que não está a ser considerado”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Entre os problemas apontados está a má utilização dos veículos, que são despejados em locais inapropriados para o efeito, mas também a falta de cumprimento do código da estrada. Além disto, aponta ainda falhas na comunicação com os presidentes das Juntas de Freguesia, uma vez que alguns autarcas se mostraram surpreendidos aquando da colocação dos veículos nas suas localidades.

Em declarações aos jornalistas, após a reunião do executivo, Vânia Dias da Silva explicou ainda que “é preciso decidir se as vias urbanas são efetivamente vias urbanas ou ciclovias”.

Mencionado a sinalização na estrada colocada recentemente, por exemplo, na avenida Conde Margaride, a vereadora considera que “essa é uma solução mista” que apenas cria confusão. “O que diz a lei é que ou se criam ciclovias dedicadas ou, não se fazendo, os velocípedes têm que circular nas vias o mais à direita possível. Chegamos a uma solução híbrida que não cumpre a legislação e só atrapalha”, acrescenta.

Apesar de reconhecer que a boa utilização destes veículos partilhados está dependente do civismo de cada um, defende que se devem fazer cumprir sanções adequadas a quem não cumpre aquilo que o regulamento prevê.

Para Sofia Ferreira, vereadora socialista, esta mobilidade suave que chegou à cidade no passado mês de agosto “tem tido um impacto positivo”. Esclarecendo que “tudo tem sido feito em articulação com as autarquias locais”, a vereadora com o pelouro da Mobilidade e Transportes acrescentou ainda que têm chegado, inclusive, alguns pedidos de reforço da disponibilidade destes veículos em determinados pontos do concelho.

Relativamente à má utilização apontada por Vânia Dias da Silva, Sofia Ferreira esclarece que, para além do código da estrada, existe um regulamento municipal, publicado em julho de 2021, que estabelece as regras de utilização destes veículos, que está sempre pendente do bom senso e civismo de quem os utiliza.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES