Vem aí uma semana de (muito) frio e vento

O IPMA informou que, a partir de segunda-feira, dia 16, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e pelo cavamento da depressão FIEN, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente, transportando uma massa de ar marítima de origem polar. 

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Prevê-se a passagem de superfícies frontais frias associadas à depressão FIEN, que deixarão precipitação no continente, em especial nas regiões norte e centro, e que serão de neve no dia 16 nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 900/1100 metros de altitude no dia 17 e para os 600/800 metros no dia 18, podendo acumular quantidades significativas. 

A temperatura irá sofrer uma diminuição, que será mais acentuada nos dias 17 e 18, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território.

O IPMA alerta para o facto de o desconforto térmico ser acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir. 

Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos laranja de agitação marítima no litoral norte e centro a iniciar no dia 16, assim como aviso amarelo de rajada em vários distritos do norte e centro para os dias 16 e 17.

De igual modo, devido à queda de neve nos dias 16 e 17, foi emitido aviso amarelo para as terras altas dos respetivos distritos. Os avisos irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas. 

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?