Ventura foi segundo em 15 freguesias de Guimarães

O candidato apoiado pelo Chega, André Ventura, foi terceiro classificado nas eleições presidenciais de domingo, dia 24, no concelho de Guimarães, com 11,9%, atrás de Ana Gomes, com 12,87%. Contudo, o candidato logrou ficar à frente de Ana Gomes em 15 das 49 freguesias vimaranenses. Em Arosa e Castelões os candidatos empataram (7,96%).

André Ventura foi mais votado que Ana Gomes, principalmente nas freguesias a norte da cidade de Guimarães. O candidato apoiado pelo Chega foi segundo em: Longos, UF Briteiros S. Salvador e Briteiros Santa Leucádia, Gonça, Barco, Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso e Corvite, UF Selho S. Lourenço e Gominhães, UF Sande Vila Nova e Sande S. Clemente, Pencelo, Aldão, UF Atães e Rendufe, UF Leitões, Oleiros e Figueiredo, , UF Abação e Gémeos, Serzedo e Calvos e UF Tabuadelo e S. Faustino.

Além destas freguesias, André Ventura só conseguiu ser o segundo mais votado em uma das nove vilas do concelho de Guimarães: S. Torcato (12,62% contra 10,55% de Ana Gomes).

Se no concelho a diferença entre os dois candidatos se fixou abaixo de um ponto percentual (0,97), em freguesias mais urbanas, onde vive mais gente, esta diferença foi maior e quase sempre favorável a Ana Gomes. Veja-se o caso da União de Freguesias do Centro da Cidade (16,07% para Ana Gomes, 12,69% para André Ventura), a Freguesia da Costa (15,65% para Ana Gomes, 13,5% para André Ventura), ou Azurém (16,81% Ana Gomes e 13,57% para André Ventura).

A diferença entre a segunda e o terceiro classificado, em valores absolutos, no concelho de Guimarães, foi de 1.160 votos: Ana Gomes (9.144), André Ventura (7.984).

Comparativamente com a votação das últimas legislativas, de Outubro de 2019, em que o Chega não passou da 12ª força mais votada, atrás de partidos como o o RIR, PCTP/MRPP e Aliança, com 0,48% (428 votos), só há duas leituras possíveis para o resultado de André Ventura: ou a votação de Ventura vai muito além do eleitorado do Chega, ou o partido está em grande crescimento no concelho.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?