VEREAÇÃO DELIBERA GEMINAÇÃO COM A CIDADE DE GUIMARÃES, NO MARANHÃO
Reunião de câmara acontece na próxima segunda-feira.


“Vimaranense” é um gentílico que pode ser aplicado a pessoas provenientes de duas cidades, ambas com o mesmo nome. É que, no estado do Maranhão (Brasil), existe também a cidade de Guimarães, fundada a 19 de janeiro de 1758. Agora, a vereação municipal de Guimarães (a portuguesa) delibera a geminação com a cidade brasileira, uma proposta a ser discutida na próxima reunião de câmara, agendada para 09 de março. O acordo prevê iniciar “um profícuo programa de intercâmbio cultural, social, educativo, desportivo, informativo e turístico” através de “organização de exposições, troca de documentos, acolhimento de técnicos municipais, contactos entre empresas e instituições, entre outras iniciativas de interesse mútuo, manifestando ainda um interesse especial pela nossa política e prática de reabilitação patrimonial”.
O estreitamento dos laços entre as duas cidades já vem de antes. Em 2000 já houve visitas de responsáveis da cidade. Em 2017, o Vice-Prefeito Osvaldo Gomes “aventa um acordo de geminação com vista à promoção e reforço dos laços culturais e turísticos entre ambas as cidades”. Dois anos depois, “o Prefeito Geraldo Guimarães Pinho Júnior e os restantes Vereadores assinam um acordo manifestando a vontade de reforçar a cooperação internacional entre os dois municípios, através da geminação”, lê-se no ponto referente à proposta, patente da agenda de trabalhos da próxima segunda-feira.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 6, 2023
Eduardo Fernandes, vereador eleito pela coligação "Juntos por Guimarães", considera que o investimento de 549 mil euros da Câmara Municipal de Guimarães nas termas das Taipas não se reflete no preço social.
Dezembro 5, 2023
Pedro Nuno Santos, candidato à liderança do Partido Socialista, vem a Guimarães no próximo domingo, dia 10 de dezembro, para reunir com os militantes vimaranenses.
Dezembro 5, 2023
A equipa orientada por Ricardo Martins venceu no terreno do Portosantense por 2-1 e ascende aos lugares cimeiros da Série A do Campeonato de Portugal.