Vimaranenses dominaram no 11.º BTT DHI da Penha – Guimarães
Competição reuniu muitos ciclistas.
Os atletas e equipas de Guimarães dominaram o 11.º BTT DHI da Penha, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill – Cision, disputada no passado domingo, vencendo em sete das onze categorias em competição. Além disso, foram conquistados um segundo lugar e dois terceiros.
Pedro Fernandes e Ana Leite venceram na categoria máxima (Elites), Adriano Silva (Cadetes), Ricardo Soares (Master 40), Duarte Ribas (Juvenis), Afonso Soares (Infantis) e a equipa Bike House DH Team/Guimarães a classificação coletiva.
Numa competição promovida pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Irmandade da Penha, a emblemática pista de Downhill vimaranense acolheu o Campeonato do Minho de DHI, depois de em 2020 ter sido o palco do Campeonato Nacional desta vertente do ciclismo.
Num dia excelente para a prática da modalidade, foram muitos os ciclistas que marcaram presença na primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill – Cision que contou, pela primeira vez, com a participação de atletas das categorias de Escolas (Infantis e Juvenis).
O vimaranense Pedro Fernandes, também conhecido por Beto DH, foi o grande protagonista da tarde. Depois de vencer a manga de qualificação, Pedro Fernandes desceu a pista da Penha em 2:10.341, deixando Rafael Sousa (Maiatos) a 1.50s. O também vimaranense David Martins, Campeão do Mundo de BTT DHI Universitário em 2018, melhorou o tempo da descida de qualificação e terminou na terceira posição.
Em femininos, Ana Leite (AXPO/FirstBike Tem/Vila do Conde), que na descida de qualificação teve alguns problemas mecânicos, acabou por melhorar bastante o tempo na última manga e venceu a prova. A Campeã do Minho em título deixou Sara Ferreira (Maiatos) na segunda posição.
Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz em cadetes e Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães) o mais rápido em juvenis. Várias vezes Campeão Nacional e do Minho de DHI, Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães), regressou à competição seis anos depois de ter interrompido a carreira desportiva e venceu na categoria de master 40.
Nas provas de Escolas, Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em infantis.
Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora do 11.º BTT DHI da Penha. O BTT Pandilhas a Monte foi a equipa segunda classificada e o Desportivo Jorge Antunes a terceira.
Paulo Renato, Adjunto do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na Montanha da Penha e fez um balanço positivo da prova. “A prova correu muito bem e só é pena estarmos neste período de pandemia, mas é bom que Guimarães continue a receber estas provas, até porque temos aqui excelentes espaços para este tipo de desportos. De resto o Downhill é uma vertente muito acarinhada e com muitos praticantes aqui em Guimarães”, assumiu.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Tiago Freitas subiu ao pódio na São Silvestre da Trofa e Catarina Borges conquistou a vitória na categoria Sub-23 feminino da Corrida de Ano Novo em Esposende.
Janeiro 17, 2025
Com o mesmo lema, "Venha quem vier, o Carnaval é em Pevidém", foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, o programa deste evento que é já marca da vila.
Janeiro 17, 2025
Guimarães investe em duas empreitadas de beneficiação de pavimentos em importantes arruamentos do concelho, com o objetivo de "melhorar as condições de circulação, garantindo maior segurança e qualidade na mobilidade rodoviária", nomedamente em Selho S. Lourenço, S. Torcato e Selho S. Jorge.