Vimaranenses Manuela Ferreira e Rita Morais apresentam a sua mais recente criação “Showroom”

Showroom” é a mais recente criação das vimaranenses Manuela Ferreira e Rita Morais. O espetáculo tem estreia marcada numa loja de cozinhas na Avenida D. Joao IV, em Guimarães, de 27 de maio a 3 de junho, todos os dias, pelas 21h30.

© Direitos Reservados

Em “Showroom” , os espectadores assistem a um espetáculo site-specific que acontece numa loja showroom de cozinhas, num exercício de (re)montagem cénica de memórias que emergem de imagens do cinema. Este espaço não convencional é habitado por uma performer solitária que dá corpo e interpela os múltiplos significados de uma coleção de variadas representações da mulher no espaço da cozinha. A partir da convocação do imaginário cinematográfico enquanto material dramatúrgico e iconográfico, esta escrita visual desmonta, contradiz e complexifica o lugar da mulher no mundo, dissecando estereótipos e ensaiando renovadas leituras.

Os espectadores assistem à performance no exterior da loja, enquanto escutam pelos auriculares uma composição sonora que cria tensões de significado entre a ação teatral, aquilo que se vê e o que se escuta, desconstruindo desta forma a ilusão testemunhal das imagens.

Este espetáculo é uma criação de Manuela Ferreira e Rita Morais, com conceção e encenação de Manuela Ferreira e interpretação de Rita Morais.

Depois da estreia em Guimarães, “Showroom” seguirá em digressão internacional, passando pela Associação Cultural Exlímite, em Madrid, pela Sala Ártika, em Vigo, pela Universidade de Málaga e pelo Centro Dramático Galego, em Santiago de Compostela.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?