VISITAS ORIENTADAS E OFICINAS SÃO AS NOVIDADES DA CASA DA MEMÓRIA

Janeiro chega à Casa da Memória com novas propostas programáticas. A partir de 2017, o mais recente equipamento cultural de Guimarães vai oferecer uma série de visitas orientadas, juntando a sua experiência e perspetiva à memória coletiva já existente, para assim falar do presente e do futuro.

A primeira visita realiza-se este sábado, dia 14, às 17h00, e estará a cargo de Jeremy Hugh Aston, responsável pela criação da mesa de jogo interativa que se encontra na Nave do Território da Casa da Memória.

Este ano, a Casa da Memória de Guimarães irá programar diferentes visitas orientadas para determinada unidade temática da exposição, por diversos agentes desta mesma memória em processo e em análise: uma visita guiada à CDMG por um cineclubista trará uma narrativa “memorialista” diferente daquela guiada por um nicolino. E é esta linha que esta Casa prossegue, entendendo a Memória, como um processo aberto, participativo, tolerante, incompleto, infinito e democrático e entendendo Guimarães como um imenso universo de memórias, lembranças, recordações.

Jeremy Hugh Aston desenhou a Plataforma de Criação de Paisagem Urbana, uma mesa de jogo que replica duas elevações, o Monte Latito e a Montanha da Penha, e uma depressão, o rio de Couros, que será o anfitrião desta visita orientada. A Plataforma de Criação de Paisagem Urbana é um espaço interativo onde os visitantes da Casa da Memória são convidados a intervir, conceber, desenhar, construir e reconstruir sobre o território de Guimarães, seguindo a sua própria imaginação.

A proposta é oferecer aos cidadãos e aos visitantes da Casa da Memória a possibilidade de pensarem na urbanidade da cidade e nas possíveis configurações que esta poderá ter no seu futuro, seja real ou imaginário. A participação nesta visita orientada é gratuita, limitada à capacidade do espaço.

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?