VITÓRIA COM “TOTAL DISPONIBILIDADE” PARA COLABORAR COM PSP E PGR

O Vitória reiterou, via comunicado de imprensa, a sua “total disponibilidade para colaborar ativamente na identificação dos verdadeiros responsáveis pela ocorrência de qualquer manifestação de racismo ou discriminação no Estádio D. Afonso Henriques, para o que apela ainda à cooperação dos seus adeptos e associados”, depois das posições tomadas pela PSP e pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No mesmo comunicado, o clube aponta ter iniciado “as diligências de averiguação ao seu dispor, designadamente através da disponibilização das imagens do sistema CCTV do recinto desportivo”, manifestando também “a intenção de se constituir assistente no âmbito dos processos desencadeados pelas autoridades judiciais competentes”.

“O racismo é um ato de traição à fundação do clube, perante o qual o VITÓRIA SC e os seus adeptos serão, como sempre foram, verdadeiramente implacáveis”, lê-se ainda. Contudo, o Vitória ressalva que é “imperioso assinalar que este é um problema de dimensão nacional, que se repete e vem repetindo ao longo de vários anos e em diversos estádios, ao qual as entidades com responsabilidade governativa não se podem alhear com declarações simplistas de repúdio e censura seletivas”. Assim, o clube considera que “não é admissível pretender que o VITÓRIA SC vista a pele de lobo defronte um problema social que já conheceu condenações efetivas no plano desportivo nacional e internacional, contando embora com o silêncio e a parcimónia de todos os órgãos e entidades que agora prontamente se pronunciaram”.

No comunicado, o clube reforça que “é ao lado de todos” e “com todos” que o Vitória se posiciona “na promoção de um desporto igual e universal, sem lugar nem tempo para a violência, racismo, xenofobia, intolerância ou discriminação”. “O racismo é condenável e o VITÓRIA SC também o condena”, conclui o documento.

O Vitória lançou, também, um vídeo com a presença de vários jogadores e do embaixador do clube, Neno, aludindo à própria simbologia das cores adotadas pelo clube, que se podem ler no estádio: “Assumiu as cores preto e branco, numa alusão à igualdade e à admissão de todos, sem distinção de raças.”

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?