VITÓRIA NUNCA PERDEU EM CASA CONTRA EQUIPAS INGLESAS

Em quatro jogos caseiros contra equipas inglesas, o Vitória soma uma vitória e três empates.

© UEFA

Em 2008/2009, Manuel Cajuda viu do banco o Vitória vencer o Portsmouth por 2-0 no Estádio D. Afonso Henriques. Na altura estava em causa o apuramento para a Liga Europa e o Vitória vinha de uma derrota em solo inglês por 2-0. O prolongamento acabaria por decidir o jogo a favor dos britânicos, com dois golos do gigante Peter Crouch. Foi o último confronto entre vimaranenses e britânicos em Guimarães.

Hoje, dia 06 de novembro, o Vitória é anfitrião do Arsenal. O Vitória nunca perdeu em casa frente a equipas inglesas em jogos europeus: em quatro jogos europeus soma uma vitória e três empates. Já os “gunners” contabilizam sete deslocações a Portugal, mas não se pode dizer que tenham sido bem sucedidos. A única vitória ocorreu há um ano, na visita a Alvalade.

É preciso recuar até 1983 para recordar a última vitória dos vimaranenses frente a ingleses. O Aston Villa deslocou-se ao Municipal para enfrentar os “conquistadores” na primeira ronda da Taça Uefa. O jogo em casa até correu de feição para a equipa comandada pelo austríaco Hermann Stessl já que o Vitória foi a Inglaterra com um resultado positivo (1-0) obtido com um golo de Gregório. Mas a visita a terras de sua majestade foi para esquecer: os vimaranenses acabaram goleados por 5-0.

O jogo acabaria por ser notícia em Inglaterra. O jornal apontava para a existência de adeptos num local pouco convencional – uma grua. O Municipal estava cheio.

Os livros de história apontam também para mais dois resultados relevantes em Guimarães. O Vitória empatou contra o Southampton por 3-3 em 1969. O jogo fora acabaria por ditar um desfecho semelhante ao da partida com Aston Villa. Na visita à cidade do sul do Reino Unido, o Vitória iria sofrer cinco golos e apenas conseguiu responder com um (5-1).

Mais recentemente, em 2005/2006, o Bolton visitou o Castelo e um golo de Saganowski perto do fim da partida (84 minutos) acabaria por ajudar a manter o registo limpo dentro de portas (1-1).

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?