CarClasse
“Vivências de Antigamente”: Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande apresenta documentário

Entre março de 2020 e outubro de 2021, como tantos outros grupos, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande viu a sua atividade habitual ficar em suspenso.

sande-Barra-+G-10-anos

Entre março de 2020 e outubro de 2021, como tantos outros grupos, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande viu a sua atividade habitual ficar em suspenso.

© Direitos Reservados

Com essa paralisação surgiu a oportunidade, que o grupo considera que também era uma necessidade, de captar alguns registos audiovisuais de diversos quadros temáticos, da época a que se propõem a representar, finais do século XIX e princípios do século XX. Recorrendo a locais e cenários ainda existentes na localidade, que, aliados ao conhecimento previamente adquirido, conseguiram recriar “vivências verdadeiramente genuínas do quotidiano dos nossos antepassados”.

Na sequência desta iniciativa, e depois de perceberem a qualidade do material recolhido, surgiu a ideia de compilar os principais registos numa só obra. Nasceu, assim, o documentário representativo “Vivências de Antigamente”.

Este documentário foi totalmente realizado e produzido pelo Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e, para além de deixar transparecer o trabalho desenvolvido pelo grupo durante o período de pandemia, procura também tornar-se num trabalho complementar da atividade desenvolvida pelo grupo, salvaguardando, homenageando e perpetuando todo o importante legado cultural e identitário que nos foi deixado pelos nossos antepassados.

Ao longo do documentário vão-se evidenciando características muito específicas da localidade de Vila Nova de Sande, mas também outras mais abrangentes a toda a região do Baixo Minho Ave.

O documentário representativo “Vivências de Antigamente” terá apresentação pública no próximo sábado, 4 de março, às 21h30, no auditório do Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

MAIS EM GUIMARÃES