Workbook: na reabilitação, todos os pormenores contam

Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro, arquitetos, são os rostos da Workbook, empresa vimaranense que se tem destacado na área da construção, especialmente nos projetos de reabilitação urbana que têm abraçado.

© João Bastos/Mais Guimarães

Sendo-lhes reconhecido profissionalismo e uma vincada exigência na execução de cada projeto, a Workbook é frequentemente procurada por investidores ou proprietários para recuperar edifícios de elevado valor histórico e que, por isso, merecem todo o cuidado na sua reconstrução. Estes têm sido, aliás, os pilares do sucesso da empresa nesta área.




A Workbook surge com o propósito de prestar um serviço diferenciador, no planeamento, gestão e construção, com especial foco na área de reabilitação.

Esta área mais exigente despertou um gosto especial nos responsáveis pela Workbook. “Ao contruímos uma habitação nova, de raiz, habitualmente temos um terreno e implantamos lá o que projetamos. É diferente quando lidamos com uma pré-existência, com um edifício que tem passado, tem estórias que não queremos apagar e simultaneamente garantir que responde de forma eficaz às condições de conforto que se exige a um edifício atualmente.” Diz Pedro Vinagreiro.

© João Bastos/Mais Guimarães

Filipe Vilas Boas acrescenta que respeitar a narrativa de um edifício “Não é, como se assiste ainda com alguma frequência, o destruir de todo o recheio daquela construção, mantendo a sua fachada. É muito mais. É sermos cuidadosos na escolha dos materiais, é conseguirmos replicar os métodos construtivos da época ou das épocas que constituem a história daquelas construções, e é também conseguirmos introduzir modernidade, a marca deste nosso tempo, para que também isso fique realçado e passe a integrar a vida daquele imóvel, valorizando-o ainda mais.”

© João Bastos/Mais Guimarães

Devido às exigências da área da reabilitação, para além dos profissionais que colaboram diretamente com a Workbook, “há um grande número de outros trabalhadores da construção e pequenas empresas que se associam regularmente, dependendo da especificidade de cada projeto.” Isso oferece, segundo Filipe Vilas Boas, uma “capacidade de resposta distinta à Workbook, permitindo-nos contratar os serviços certos, adequados a cada obra.”

A recuperação de um edifício é como uma peça feita em alta costura, é uma obra minuciosa, distinta e cheia de desafios”

Filipe Vilas Boas

Nestes anos de atividade, a Workbook foi crescendo naturalmente fruto da experiência dos seus responsáveis e da equipa que os acompanha há largos anos, mas também da perceção do mercado de que há vantagens consideráveis na associação entre o projeto da obra e a sua execução, evitando-se assim erros que muitas vezes são muito significativos.

Para os responsáveis pela Workbook, este é um nicho de mercado que “não tem muito interesse para empresas de construção com grandes estruturas ou estruturas muito rígidas. A versatilidade da Workbook acaba por ser um fator que a distingue, aliado a um gosto muito grande pela reabilitação de edifícios.”

“Na Workbook preocupamo-nos com a recuperação fiel dos edifícios, mas também com a sua adequação às novas funções”

Pedro Vinagreiro

Filipe Vilas Boas refere ainda que o mercado caminhará para que a compra de um imóvel seja como a compra de um produto acabado, “chave na mão”, em que nele se reflita harmonia entre todas as fases, desde o estudo e o projeto da obra à sua execução e até à decoração. Porque todas as fases são importantes para o resultado final.”

© João Bastos/Mais Guimarães

Para além das obras de reabilitação, a Workbook projeta edifícios de raiz, de pequena e grande dimensão, particulares, industriais ou comerciais, e também equipamentos públicos. Como exemplos, em Guimarães, é responsável pelo projeto de reabilitação da Escola EB 2,3 de S.Torcato, e pela reabilitação da Casa da Quinta do Costeado que contempla a construção de um moderno edifício que acolherá a Escola Hotel do IPCA, projetos que terão o selo de qualidade Workbook.

PUB.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?