Xico Andebol estreia-se na Divisão de Honra neste fim de semana

A equipa treinada por Pedro Correia visita o Nazaré Dom Fuas neste sábado, dias 16 de setembro, no arranque do campeonato. A Divisão de Honra vai ser disputada pela primeira vez.

xico-com-barra

A equipa treinada por Pedro Correia visita o Nazaré Dom Fuas neste sábado, dia 16 de setembro, no arranque do campeonato. A Divisão de Honra vai ser disputada pela primeira vez.

© Eliseu Sampaio

Depois de carimbar o segundo lugar na fase regular da temporada passada, o clube vimaranense garantiu a presença na Divisão de Honra na nova época. A competição arranca já este fim de semana, com a deslocação do Xico Andebol até à Nazaré, às 18h30 deste sábado.

A nova divisão conta com a presença do CD Xico Andebol, Nazaré Dom Fuas AC, Boavista AC, GC Santo Tirso, SL Benfica B, Almada AC, AD Sanjoanense, Académico C Funchal, Boa Hora FC, FC Porto B, SC Horta e CD São Bernardo.

O treinador do Xico Andebol está consciente de que todos os jogos “vão ser tremendamente difíceis” e que “o clube vai ter dificuldades todas as semanas”, mas remata que o plantel “vai lutar e representar o clube da melhor forma”. Pedro Correia aponta que a criação deste campeonato “faz todo o sentido em termos desportivos, porque o andebol português precisa de estímulos destes”.

Mauro Fernandes, presidente do clube, considera que “o nível de exigência aumentou, porque este campeonato é o apuramento das melhores equipas da segunda divisão”. Apesar disso, o dirigente aponta a subida de divisão como o principal objetivo: “o Xico não pode ambicionar menos do que ser campeão numa divisão que não seja a primeira”.

Já o capitão, Paulo Abreu, expressa que a equipa “lutou muito durante a época passada para fazer parte deste campeonato”. O atleta refere que as expetativas para a nova temporada “são muito boas” e considera que o apoio dos adeptos é importante “para conseguirem mais facilmente atingir os objetivos”.

A Divisão de Honra é composta por 12 equipas e será disputada em duas fases. Na primeira fase, os clubes jogam num sistema de todos contra todos e, posteriormente as equipas serão divididas em dois grupos para a segunda fase. O Grupo A contará com as seis primeiras classificadas – que lutarão pelo título de Campeão Nacional e pela subida de divisão – enquanto que as restantes disputarão o Grupo B, para lutar pela manutenção. Todas as equipas transitam 50% dos pontos conquistados na primeira fase, para a segunda metade da época.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES