Capital Verde Europeia: Candidatura é entregue este sábado
Guimarães vai apresentar a candidatura a Capital Verde Europeia 2025 este sábado, dia 29 de abril. Ao Mais Guimarães, Adelina Paula Pinto garantiu estar "muto satisfeita".
Guimarães vai apresentar a candidatura a Capital Verde Europeia 2025 este sábado, dia 29 de abril. Ao Mais Guimarães, Adelina Paula Pinto garantiu estar “muito satisfeita”.
A terminar o período de submissão de candidatura a Capital Verde Europeia, Adelina Paula Pinto, vereadora com o pelouro do Ambiente, adiantou que esta vai ser realizada este sábado e que “é mais robusta do que estava a pensar”.
“É muito técnica”, avançou afirmando que os indicadores são “muito objetivos e mostram muito bem o caminho que Guimarães fez desde 2017”. A evolução, acredita, “é muito evidente nos dados que temos e na forma como os conseguimos cruzar”.
“Uma agressão ao ambiente é uma agressão a todos nós”
Na Assembleia Municipal desta quinta-feira, 27 de abril, Torcato Ribeiro, deputado municipal da CDU, disse acreditar que esta candidatura “não teve o eco que a CDU defende que deveria ter tido, com concreto e mais envolvimento da população, parte primordial para o sucesso na mudança de comportamentos”.
O vimaranense lembrou ainda “as recentes descargas em linhas de água nas Taipas e em São Lourenço de Selho” e os coletores que continuam a verter.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, referiu a importância do caminho para chegar ao estatuto de Capital Verde Europeia e de “sabermos onde temos fragilidades e onde as podemos superar”.
Concordou ainda com Torcato Ribeiro ao referir que “uma das fragilidades parte exatamente nos rios”. Contudo, frisou que aquilo que mais o incomoda “é que quem transgride, parece que, do ponto de vista da crítica social e da opinião pública, não lhe acontece nada”. “É óbvio que quem está à frente tem mais responsabilidade e tem de agir cada vez mais, mas a mais importante conquista será que cada cidadão sinta que uma agressão ao ambiente é uma agressão a todos nós”, terminou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.