Guimarães num “caminho crescente de transparência e aproximação aos cidadãos”

Este evento foca na importância da presença digital e da transformação na administração pública.

UNU-EGOV com barra

Representantes de mais de 15 Câmaras Municipais do Norte de Portugal, bem como de três Comunidades Intermunicipais (Alto Minho, Cávado, Tâmega e Sousa), participaram, na tarde desta quinta-feira, 27 de abril, nas instalações da UNU-EGOV, ao segundo evento do ciclo intitulado “Governação Digital como catalisador de transparência e confiança na Administração Local”, organizado pelas UNU-EGOV.

© Direitos Reservados

A sessão contou com as intervenções da diretora da UNU-EGOV, Delfina Soares e António Tavares, da Universidade do Minho, que realçou o papel da transformação digital na administração local, focando em alguns dos resultados e conclusões de um estudo recentemente desenvolvido pela UNU-EGOV e pelo Banco Mundial na área do Civic Tech. Seguiu-se uma intervenção de Nuno Cunha Rolo, presidente da Transparência Internacional Portugal, que deu destaque ao papel da transparência e confiança na sociedade e em particular no contexto dos governos locais.

A sessão prosseguiu com uma mesa-redonda focada na análise do papel a governação digital na promoção da transparência e confiança dos cidadãos, que contou com os testemunhos e reflexões de Anabela Pedroso, especialista em governação digital e ex-Secretária de Estado da Justiça, Maria Helena Monteiro, presidente da Associação para a Promoção da Sociedade da Informação (APDSI) e José Manuel Ribeiro, presidente de Câmara Municipal de Valongo.

Este evento contou também, com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador responsável pela Modernização Administrativa e Qualidade e dos Sistemas Inteligentes e de Informação da Câmara Municipal de Guimarães, que referiu a profunda ligação que existe entre transparência e participação, tema debatido no ciclo anterior. Paulo Lopes Silva considera a metamorfose digital nos municípios um importante apoio na tomada de decisão dos governantes e um pilar fundamental para aproximar as instituições à população. “Tendo sido ainda recentemente distinguida como referência nacional pela dimensão da Participação, no índice de presença na internet, não deixamos de querer percorrer um caminho crescente de transparência e aproximação aos cidadãos”, afirmou.

O evento pertence a um ciclo de debates sobre a governação digital na região norte de Portugal, que se foca na importância da presença digital e da transformação na administração pública, onde são relatadas diversas soluções e melhorias para a presença online das câmaras municipais da região.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES