Das máscaras à desinfeção da casa: DGS lança manual com medidas para lidar com a covid-19

© João Bastos/ Mais Guimarães

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou, quinta-feira, um manual com medidas gerais de prevenção e controlo da covid-19. Ao longo de 30 páginas, a informação é esquematizada por pontos e resume todas as recomendações já feitas à população — do distanciamento ao equipamento de proteção, bem como da higiene pessoal.

No manual, a DGS frisa que o uso de máscara só tem eficácia se combinado com outras medidas de prevenção, como a lavagem das mãos, o distanciamento físico e a etiqueta respiratória. “Por si só, a máscara não garante proteção, podendo fazer esquecer as outras medidas de prevenção. Por exemplo, se a máscara não estiver bem colocada, pode ter a tendência para tocar mais vezes na cara”, lê-se.

Sobre as viseiras, a DGS informa que “podem complementar a utilização de máscara, mas não conferem proteção respiratória”. “Servem para proteger o utilizador das partículas expelidas por outras pessoas em proximidade. A sua utilização deve ser considerada por profissionais que possam estar expostos a pessoas que não utilizem máscara, como por exemplo serviços de atendimento ao público, caso não estejam protegidos por uma barreira física”, complementa o manual.

O manual indica ainda medidas a tomar na higiene pessoal, na desinfeção doméstica e na lavagem da roupa, por exemplo.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?