INCUBADORA DE BASE RURAL APRESENTOU PROJETO “INOVADOR”

Guimarães vai criar o primeiro “Banco de Terras” de Portugal.

A Câmara Municipal apresentou hoje, no Laboratório da Paisagem, a Incubadora de Base Rural, incluindo Bolsa e Banco de Terras de Guimarães.

A incubadora de Base Rural de Guimarães nasce da iniciativa do município em aproveitar o território para o desenvolvimento de atividades empreendedoras e inovadoras de base rural. O projeto pretende apoiar e capacitar promotores de ideias de negócio de base rural, assessorando-os na criação de empresas rentáveis e consolidadas, através de um programa de incubação que visa elaborar, consolidar e implementar o plano de negócios.

O destaque vai para a criação da Bolsa de Terras e do Banco de Terras, projeto pioneiro em Portugal, que facilitam o acesso à terra aos novos empreendedores, composto por terrenos abandonados conferindo-lhes assim uma utilização e um benefício para aqueles com interesse em explorar a agricultura.

“No banco, o município arrenda terrenos a proprietários de Guimarães que depois os colocam à disposição de incubados e depois de terceiros. Na bolsa, a autarquia é um canal entre proprietários e terceiros”, explicou José Martino, responsável pelo projeto.

Fernando Costa, da direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirmou que o Banco de Terra é “vital”, pois os terrenos são a “principal ferramenta para a produção”.

Já Domingos Bragança, presidente do município, falou da dimensão social do projeto, que é “essencial” para a candidatura a Capital Verde Europeia 2020.

A Incubadora de Base Rural procura afirmar-se como uma estrutura de fomento do empreendedorismo qualificado e criativo nas áreas de produção agrícola, florestal, indústria agroalimentar, serviços conexos e tecnologia aplicada, disponibilizando, para o efeito, um conjunto de serviços e apoios de cariz imaterial, complementado por um banco e uma bolsa de terras.

O evento, presidido por Domingos Bragança incluiu a assinatura de uma parceria com diversas entidades, entre as quais, Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias do concelho.

1 Comentário

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2017 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?