100 vimaranenses foram a Zamora comemorar a investidura de D. Afonso Henriques

Por iniciativa da Grã Ordem Afonsina, na manhã de sábado, 18 de maio, partiu de Guimarães uma embaixada de 100 vimaranenses para celebrar o 899º aniversário da Investidura de Cavaleiro de D. Afonso Henriques, em Zamora, com um programa que se estendeu por todo o fim-se-semana.

© Secundária Martins Sarmento

Na viagem para Zamora, a embaixada vimaranense foi recebida em Miranda do Douro pela presidente da Câmara Muncipal, Helena Barril, no novo miradouro sobre as arribas do Douro.

Já em Espanha, na tarde de sábado, teve lugar uma sessão de homenagem a D. Afonso Henriques junto da escultura colocada nos jardins da Fundação D. Afonso Henriques, da autoria do escultor Dinis Ribeiro e do arquiteto Abel Cardoso, e que ali foi implantada no dia 30 de abril do ano passado, por iniciativa da Grã Ordem Afonsina. A Sociedade Histórica da Independência de Portugal esteve representada na cerimónia pelo seu presidente, José Ribeiro e Castro.

Nessa sessão de homenagem participam também os Veteranos Lanceiros de Portugal e um grupo de jovens nicolinos. Seguiu-se um espetáculo de folclore por um grupo local e uma degustação de vinhos da região de Zamora, acompanhada com doces tradicionais portugueses.

No domingo decorreu uma missa solene na Catedral de Zamora presidida pelo bispo D. Fernando Valera Sánchez, seguida de uma recreação histórica no exterior organizada pelo Centro de Iniciativas Turisticas de Zamora e Municípios Limitrofes.

Na localidade de Arcenillas, próxima de Zamora, foi servido um almoço de convívio transfronteiriço, partilhado entre a embaixada vimaranense e a comunidade local.
No regresso a Portugal, a comitiva vimaranense foi recebida ainda em Bragança pela vice-presidente da câmara municipal local

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES