14 dias em isolamento profilático sem receber nenhum contacto da Autoridade de Saúde

O sistema de rastreamento e vigilância está a dar sinais de não conseguir aguentar o volume de novos casos com que tem de lidar diariamente. Ricardo Pinheiro está há 14 dias em isolamento profilático e o único contacto que teve foi desencadeado por ele, no momento em que soube que tinha estado em contacto com uma pessoa infetada.

Quando Ricardo soube que tinha tido um contacto de risco, esperou que chegasse um telefonema da Autoridade de Saúde, que lhe dissesse o que fazer. O telefonema tardava em chegar, por isso decidiu por pernas ao caminho. Tentou contactar a Delegada de Saúde, mas não conseguiu, por isso ligou para a linha SNS 24. A informação que lhe deram foi que aguardasse três dias, que nesse espaço de tempo seria contactado pela Delegada de Saúde.




Passados os três dias, o telefonema da Autoridade de Saúde continuava sem chegar. Decidiu voltar a tentar telefonar por iniciativa própria. A dificuldade manteve-se. No dia 26, dez dias depois de entrar em confinamento, decidiu, mais uma vez por iniciativa própria, mandar um email com os seus dados para rastreamento à Delegada de Saúde.

Mesmo depois de mandar o email, continuou a tentar ligar, sem sucesso. Neste tempo todo, o médico de família também não lhe telefonou.

Os dias foram passando e, no sábado, dia 31, completam-se 15 dias sobre o inicio do confinamento. Ricardo quer voltar ao trabalho, mas não sabe se o faz de forma responsável, porque não conseguiu falar com nenhum responsável de saúde.




Entre ontem e hoje, sexta-feira, dia 30, fez inúmeras chamadas para a Unidade de Saúde Publica. Quando finalmente conseguiu ser atendido, foi apenas para falar com uma funcionária que lhe prometeu que iria reencaminhar o seu email para a Delegada de Saúde.

Com a aproximação do final da quarentena, sem feedback, tentou ligar ao médico de família. Em dois dias a telefonar, o melhor que conseguiu foi deixar recado e uma promessa de que o médico lhe ligará de volta.

Na mesma situação de Ricardo há alunos que são mandados para casa por terem contacto com colegas de turma infetados e depois não recebem nenhum tipo de seguimento. Num caso, que chegou ao conhecimento do Mais Guimarães, os pais do aluno receberam um email com o Manual de Confinamento no 12º dia da quarentena.

Guimarães registou 993 novos casos positivos de infeção por covid-19 nos últimos nove dias (números de dia 29 de outubro). Desde o início de setembro já se registaram mais de 1 700 novas infeções.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?