144º aniversário da SMS assinalado com distinção de investigação histórica
A Sociedade Martins Sarmento assinala 144 anos de existência com uma cerimónia dedicada à promoção da investigação histórica.

© SMS
A celebração terá lugar esta segunda-feira, 1 de dezembro, às 15h00, na sede da instituição, em Guimarães, integrada na sessão solene de entrega do Prémio de História Alberto Sampaio 2025.
O galardão, instituído pelos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento e com direção científica da Academia de Ciências de Lisboa, foi atribuído nesta edição ao estudo «O Domínio do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: formação, composição e exploração (1131-1181)», da autoria do investigador Rui Pedro Neves.
Fundada a 20 de novembro de 1881 por um grupo de notáveis vimaranenses, Avelino Germano da Costa Freitas, Avelino da Silva Guimarães, José da Cunha Sampaio, Domingos Leite de Castro e Domingos José Ferreira Júnior — a Sociedade Martins Sarmento nasceu com a missão de promover a instrução e democratizar o acesso à cultura. Criada em homenagem a Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento, mantém-se, desde então, como uma referência na dinamização cultural e educativa da cidade.





