Colégio do Ave promove nova edição do Prémio Nova Cidadania
O Colégio do Ave recebeu, uma vez mais, o Prémio Nova Cidadania promovido pela Guimafluxo, um projeto que privilegia a cidadania ativa e a participação cívica entre os alunos.

Neste concurso, o objetivo é que os alunos recriem o funcionamento da Assembleia da República, onde lhes é proposto investigar temas, criar moções e debatê-las entre si. Os debates deste ano realizaram-se sob o tema “Novas tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens” e houve nove listas concorrentes que apresentaram propostas viáveis.
Tal como já é habitual, a lista vencedora, que neste caso foi composta por Alexandre Azevedo, Tiago Poléri e Rodrigo Vasconcelos, alunos do 11º ano de Ciências Socioeconômicas, terá agora a oportunidade de visitar o Parlamento Europeu em Bruxelas.
Desde a sua criação, este evento, realizado em paralelo com o Parlamento dos Jovens, conta com o apadrinhamento do eurodeputado Nuno Melo, que tradicionalmente acolhia os vencedores no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A grande novidade desta edição é a inclusão do estatuto de Escola Embaixadora, reforçando a missão de aproximar os jovens do Parlamento Europeu e evidenciar a sua influência no dia a dia dos cidadãos portugueses.
Entre os membros do júri estavam o Eurodeputado Paulo Cunha, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o vereador da cultura, Paulo Lopes da Silva, a vice-presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, Dalila Durães, e a representante da Guimafluxo, Joana Gomes, patrocinadora do Prémio Nova Cidadania.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.