PS mobiliza figuras de peso em Comissão de Honra para apoiar Ricardo Costa

A candidatura “Afirmar Guimarães”, liderada por Ricardo Costa, oficializou no domingo, 20 de julho, a sua Comissão de Honra, composta por cerca de 250 personalidades da sociedade civil vimaranense, numa cerimónia que decorreu na Quinta das Carpas, em Brito. O programa eleitoral será apresentado no ínicio de setembro.

© Helena Lopes / Mais Guimarães

A cerimónia decorreu na Quinta das Carpas, em Brito, perante uma plateia numerosa e com a presença de José Luís Carneiro, Secretário-Geral do PS, que preside à Comissão de Honra da candidatura. Na sua intervenção, enalteceu o legado dos anteriores presidentes de câmara, António Magalhães e Domingos Bragança, realçando a elevação e o prestígio com que desempenharam funções públicas. “Desempenhar funções autárquicas com o nível de elevação, de prestígio e de defesa da região, tal como fizeram António Magalhães e Domingos Bragança, merece a gratidão de todos nós”, afirmou, dirigindo-se depois a Ricardo Costa: “Desejo-te as maiores felicidades. Heranças como esta só são entregues a quem continua a honrar e a prestigiar”.

José Luís Carneiro assumiu que aceitou “com honra e distinção” o convite para presidir à Comissão de Honra, destacando o caráter plural e transversal dos seus membros: “Representar personalidades da vida cívica, empresarial, económica, institucional e política de Guimarães é uma responsabilidade acrescida. Esta Comissão expressa a vontade coletiva de afirmar Guimarães como um concelho de excelência”. O líder socialista fez ainda questão de destacar a presença de Filipe Lobo D’Ávila, antigo dirigente do CDS: “Não sendo do Partido Socialista, teve elevadas responsabilidades públicas e sempre se guiou pelo sentido de missão. Nele saúdo todos os que emprestam o seu nome e prestígio a este projeto”.

Na parte final do seu discurso, José Luís Carneiro traçou uma visão estratégica para Guimarães, destacando o papel do concelho no panorama nacional e internacional: “Guimarães é hoje uma referência no desenvolvimento económico, social e cultural. É dos concelhos mais avançados do país, com uma forte ligação à diáspora e uma visão global. É um exemplo e uma enorme responsabilidade”.

Recordando a presença de comunidades vimaranenses desde a Austrália ao Uruguai, Carneiro concluiu: “Ricardo tem todas as qualidades para dar um novo impulso e projetar Guimarães no país e no mundo. Conta comigo, com o Partido Socialista e com todos os que acreditam numa política de compromisso e futuro”.

© Helena Lopes/Mais Guimarães

Ricardo Costa: “Todos seremos poucos para afirmar Guimarães”

Já Ricardo Costa, visivelmente emocionado, sublinhou o simbolismo do momento e a importância do compromisso coletivo. “Se repararem neste mapa de Guimarães projetado, cada um dos vossos nomes está lá inscrito. Porque todos seremos poucos para afirmar Guimarães”. Destacando que a candidatura “não é contra ninguém”, mas sim “a favor de Guimarães”, o candidato explicou que o projeto resulta de um trabalho estratégico de quatro anos, que envolveu personalidades de diversos setores.

“Reunimos dezenas de personalidades da cultura, economia, ciência, desporto e setor social para pensarmos, sem filtros, o que Guimarães precisa. O livro que hoje vos ofereço é o corolário desse trabalho coletivo, com um diagnóstico sério e propostas claras. Não tomamos decisões com base em ‘achómetros’. Sabemos que Guimarães queremos ser”, disse. A fechar, deixou uma mensagem de confiança e mobilização: “Confirmar Guimarães é mais do que um slogan: é um desígnio coletivo. Estou ao vosso dispor, com humildade e responsabilidade, para construirmos juntos a Guimarães do futuro”.

© Helena Lopes/Mais Guimarães

Lobo D’Ávila: “Não sou socialista, mas estou aqui por pessoas”

Um dos momentos mais aplaudidos da sessão foi a intervenção de Filipe Lobo D’Ávila, ex-deputado e ex-secretário de Estado, que se mudou recentemente para Guimarães após 46 anos a viver em Lisboa. “Deixei a política por vontade própria. Hoje, no dia em que a minha filha faz 18 anos, vim aqui porque há momentos em que temos de dar a cara. Não sou socialista, nem passei a ser. Estou aqui por ti, Ricardo. Gosto de políticos que prestam contas, com pensamento aberto, proximidade às pessoas e que conhecem os problemas”. António Lopes, empresário vimaranense, administrador da ARCOL, destacou o perfil de liderança e o conhecimento do território de Ricardo Costa: “Ricardo representa a nova geração de líderes de que Guimarães precisa. Vem do setor privado, conhece as dificuldades da economia real e está preparado para assumir este desafio com ambição e coragem”.

O padre Francisco Oliveira, da paróquia de Urgezes, usou da palavra para deixar palavras de incentivo, reforçando os valores de serviço à comunidade. Também Conceição Castro, ex-autarca de Aldão, manifestou apoio público ao candidato socialista.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS