200 anos da Constituição Liberal de 1822 celebram-se em Guimaraes

Organização da ASMAV.

Paço dos duques flores barra

A Associação Artística Vimaranense (ASMAV) organiza, esta noite, 17 de setembro, um concerto comemorativo dos 200 anos da Constituição liberal de 1822, a primeira Constituição Portuguesa. Com início às 21h30, decorre no Paço dos Duques de Bragança.

O concerto, pensado para ser uma Gala de Ópera, contará com a presença da Orquestra do Norte, com o Maestro Fernando Marinho, a soprano Helena Castro Ferreira e o barítono Diogo Oliveira.

Francisco Teixeira, diretor executivo da ASMAV, deu conta do evento nas suas redes sociais. “A ASMAV tinha que comemorar esta data que, juntamente com a Constituição de 1911 (e a sua revolução antecedente) e a de 1976 (e a revolução de 1974) constituem as datas maiores da história moderna de Portugal”, escreveu.

A 23 de setembro de 1822 foi aprovada, pelas cortes constitucionais portuguesas, a primeira Constituição Portuguesa, pondo fim ao Absolutismo Monárquico.

“A Revolução Liberal de 1820 e a Constituição de 1822 foram, talvez, os momentos mais marcantes da história de Portugal dos últimos duzentos anos”, considera Francisco Teixeira.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS