2021: As notícias que marcaram o ano que agora chega ao fim

Com um novo ano ao virar da esquina, recordamos o melhor, e também o pior, daquele que fica para trás. Apesar de ter sido, novamente, um ano marcado pela pandemia da covid-19 e sucessivas restrições, foi também marcado pelo regresso à normalidade possível.

2021-barra-natal

Com um novo ano ao virar da esquina, recordamos o melhor, e também o pior, daquele que fica para trás. Apesar de ter sido, novamente, um ano marcado pela pandemia da covid-19 e sucessivas restrições, foi também marcado pelo regresso à normalidade possível.

Janeiro

O ano de 2021 começa com nova renovação do estado de emergência, a 8 de janeiro. Guimarães estava a acompanhar a tendência de subida do número de infeções no país. A 13 de janeiro, o estado de emergência foi decretado até ao final do primeiro mês do ano. António Costa insistia em manter as escolas abertas, mas colocou o país num confinamento semelhante ao do primeiro semestre de 2020. Portugal foi o país do mundo com maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes e as escolas voltaram a encerrar a 21.

Apesar de tudo, as eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro, não foram adiadas. Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais em todos os concelhos do país e Guimarães não foi exceção. O Presidente teve 60,7% dos votos no todo nacional. Os leitores vimaranenses foram um pouco mais generosos com Marcelo que, aqui, chegou aos 61,8%.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Fevereiro

No dia 23 de fevereiro, começava a funcionar o Centro de Vacinação no Pavilhão Multiusos de Guimarães, preparado para vacinar 500 pessoas por dia. Nessa semana, seriam vacinadas apenas 1.500, uma vez que não havia mais vacinas disponíveis.

O país passa todo o mês em estado de emergência.

Foi ainda este mês que os Bombeiros de Guimarães lançaram uma campanha para comprar de uma nova ambulância que se veio a tornar um sucesso. O objetivo era reunir 80 mil euros, mas a 25 de março, a campanha fechou com mais de 150 mil euros.

© João Bastos / Mais Guimarães

Março

A entrada em março deu-se ainda com novo estado de emergência, mas um Plano de Desconfinamento a ser apresentado no dia 11 de março. Reabrem escolas do 1.º ciclo, creches, pré-escolar e ATLs para as mesmas idades.

Guimarães viu, a 9 de março, ser desatado um nó cego da mobilidade. Sem cerimónias, apenas com a passagem simbólica de Domingos Bragança e Carlos Matos, diretor do Centro Operacional do Norte da Infraestruturas de Portugal, foi aberto à circulação o desnivelamento da rotunda de Silvares, uma obra que Domingos Bragança considera vir resolver o problema no principal “centro da mobilidade” de Guimarães.

Apesar de todo o contexto da pandemia covid, o Hospital de Guimarães garantia ser “possível manter a estratégia de aposta na inovação tecnológica e tratar os doentes com este tipo de problemas em tempo útil”. O Serviço de Cardiologia acabava de implantar, pela primeira vez, o pacemaker mais pequeno do mundo com sincronia aurículo-ventricular (AV). Até agora, apenas o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (Hospital Santa Cruz) e o Centro Hospitalar Universitário São João tinham realizado este tipo de intervenções.

Os artistas, que pertencem a um dos setores mais afetado com a pandemia, viram, em Guimarães, nascer uma nova oportunidade de se mostrarem ao mundo. Foi lançada a plataforma em.guimaraes que, entre outras opções, agrega conteúdos que foram gravados e se encontram disponíveis. Uma espécie de livro digital com as performances a que qualquer pessoa poderá aceder em qualquer momento.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Abril

Cumprindo o plano de desconfinamento do Governo, os empresários da restauração puderam voltar as servir os seus clientes, embora só com serviço de esplanada, garantindo o distanciamento, e com um limite de quatro pessoas por mesa. “Por favor, cumpram as regras para não termos que voltar a fechar”, pediam.

Alunos dos 2.º e 3.º ciclos voltaram à escola e museus e monumentos abriram no início do mês. O ensino secundário e superior volta ao regime presencial a 19 de abril, mesma data em que abrem cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos.




A Coelima pediu insolvência, na sequência da quebra de vendas “superior a 60%” provocada pela pandemia e da não aprovação das candidaturas que apresentou às linhas de crédito covid-19. A apresentação da Coelima, que veio a ser comprada, em junho, pela Mabera, à insolvência apanhou o setor de surpresa.

© Direitos Reservados

Maio

O Hospital de Guimarães celebrou, em 2021, os 50 anos do serviço de Pediatria. O especial destaque foi para a homenagem a António Gama Brandão, fundador da Pediatria em Guimarães, no antigo Hospital da Misericórdia, no Convento dos Capuchos, quando a taxa de mortalidade infantil em Guimarães era de 144 por mil nascimentos. A atual diretora do serviço, Águeda Matos, destacou a “força do acreditar numa necessidade no hospital” numa alusão a Gama Brandão, “um jovem médico que sonhou e lutou, um homem de enorme sabedoria, sempre pronto a servir”, realçou. Atualmente, a taxa de mortalidade infantil desceu para os 3,4 por mil nascimentos.

Apesar dos bons números relativamente à taxa de mortalidade infantil, o rastreio de saúde mental encontrou situações preocupantes entre as crianças. Adelina Paula Pinto falou de uma realidade “de crianças que querem ficar em ensino doméstico, que não querem brincar com os outros porque têm medo, crianças que rejeitam sair para atividades fora e que os pais também rejeitam”.

Ainda no mês no maio, e setenta anos depois da sua inauguração, a histórica retrosaria Casa Carlos saiu do n.º 92 da rua de Santo António. A gerência não conseguiu fazer face a um pedido de aumento de 50% do valor do arrendamento mensal. No domingo, dia 30 de maio, foi atendido o último cliente naquele local.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Junho

Guimarães e o país adormeceram mais tristes a 10 de junho. As “jogadas de solidariedade” e o “sorriso caraterístico” de Neno tornaram-se memória. “Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro”. Foi assim que o Vitória Sport Clube recordou o antigo guarda-redes Neno e é assim que o país o recordará sempre. Vitorianos e vimaranenses prepararam um memorial ao conquistador em terra de conquistadores, ícone do Vitória e de Guimarães. Uma homenagem emotiva, entre abraços e lágrimas, mas também entre sorrisos, retribuindo todos aqueles que foram partilhados em vida. Os aplausos fizeram-se ouvir desde o estádio, onde o corpo esteve em câmara ardente, até à Igreja de São Francisco. “A dimensão desta homenagem mostra a força do Neno”, disse Miguel Pinto Lisboa. “É um cenário invulgar, porque estamos a falar de uma pessoa invulgar, que estava genuinamente de bem com todos, que fazia pontes”.

Já no final do mês, Marcelo Rebelo de Sousa finalmente veio a Guimarães para receber a Medalha de Honra do Município, que lhe foi atribuída pela Assembleia Municipal, em 2019. O Presidente da República abriu uma exceção na regra de não aceitar condecorações municipais para receber a distinção que lhe fez o concelho de Guimarães, “não como cidadão, mas como Presidente da República e Chefe de Estado, em nome de todos os portugueses”.

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

Julho

A direção da Associação Vimaranense de Hotelaria demitiu-se em bloco, queixando-se da “ausência de apoio cabal e de solidariedade, pelas entidades competentes, quanto às preocupações e necessidades dos empresários dos sectores abrangidos pela AVH, às acentuadas divergências quanto à estratégia de divulgação de Guimarães como destino que se pretende desenvolver, tendo como exemplo flagrante e derradeiro a exclusão, sem justificação plausível, dos estabelecimentos da restauração e alojamentos do mais recente pacote de medidas aprovado pela Câmara Municipal, denominado “Retomar Guimarães”.

Julho trouxe consigo novas medidas de combate à pandemia e o concelho de Guimarães chegou mesmo a integrar a lista de concelhos em risco elevado.

A mobilidade marcou a última reunião de câmara antes do executivo municipal entrar em período de férias. Os técnicos apresentaram como possibilidade a implantação de um sistema de “teleférico convencional”, a funcionar entre a cidade e o centro da vila das Taipas, podendo continuar, numa perspetiva “mais turística” até à Citânia de Briteiros. A oposição considerou esta ideia “esdrúxula”.

© João Bastos / Mais Guimarães

Agosto

O oitavo mês do ano começou com a primeira das três fases para a “libertação da sociedade e da economia de modo progressivo e gradual” e as Festas Gualterianas, ainda sem a tradicional Marcha Gualteriana, adaptaram-se pelo segundo ano consecutivo.

Durante o mês de agosto, foram vários os relatos de vimaranenses que receberam cartas da Vitrus em casa. “Envio de notificação de auto de notícia por contraordenação”, lê-se no assunto. “Recebi a primeira carta fez ontem oito dias, em correio registado. Cinco euros, inicialmente, que passaram para 30”, disse um vimaranense que trabalha num local onde, “por perto, todos os estacionamentos são pagos”. As multas, colocadas pelos agentes da Vitrus nos automóveis, variam entre os cinco e os dez euros. Contudo, quando chegam por correio, o valor a pagar é de 30 euros.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Setembro

O restaurante Cor de Tangerina foi vencedor na categoria vegana das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Depois de o concurso ter iniciado com 1.147 restaurantes concorrentes de todo o território nacional, o prato Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota, de Liliana Duarte e Álvaro Dinis, foi selecionado como melhor prato vegano.

Também “Listen” ganhou Melhor Filme nos prémios Sophia em setembro. O filme do produtor vimaranense Rodrigo Areias foi o grande vencedor dos Prémios Sophia, numa cerimónia em que se apelou aos espectadores para que vejam cinema português.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães apresentou, a 11 de setembro, a sua nova autoescada, em cerimónia que decorreu no largo do Toural. O veículo, considerado “pioneiro em Portugal” veio substituir um equipamento em atividade há 39 anos.

Os vimaranenses foram chamados pela 13.ª vez às urnas para escolherem os seus representantes nos órgãos autárquicos, a 26 de setembro. Domingos Bragança, do Partido Socialista, venceu as eleições Autárquicas, com 48,06% dos votos, seguido de Bruno Fernandes, da Coligação Juntos por Guimarães, com 34,18%. Estes são os únicos partidos com representação na vereação, com o PS a eleger sete vereadores e a coligação JpG quatro vereadores.

© Direitos Reservados

Outubro

Guimarães passou a integrar a Rede de Teatros com Programação Acessível, apresentando uma oferta regular de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em língua gestual portuguesa, melhorando as condições de acesso à programação para pessoas com deficiência visual e para o público surdo.

A Câmara Municipal de Guimarães continua presidida por Domingos Bragança e integra os seguintes vereadores, que este mês tomaram também posse: Adelina Paula Pinto, Paulo Lopes Silva, Paula Oliveira, Nelson Felgueiras, Sofia Ferreira e Ana Berkeley Cotter, eleitos pelo Partido Socialista, e Bruno Fernandes, Ricardo Araújo, Vânia Dias da Silva e Hugo Ribeiro, em representação da coligação Juntos Por Guimarães (PSD-CDS/PP).




Já a nível nacional, a Assembleia da República chumbou, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2022, com os votos contra do BE, PCP, PEV, PSD, CDS, IL e Chega, com a abstenção do PAN e das deputadas não-inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues e com o voto favorável do PS. País vai novamente a votos a 20 de janeiro de 2022.

© Cláudia Sampaio / Mais Guimarães

Novembro

Novembro foi um mês de estreias e regressos, com a vimaranense Carolina Amaral a apresentar-se na Netflix pela primeira vez e os estudantes minhotos a regressaram às ruas da cidade berço. Também a 30.ª edição do Guimarães Jazz marcou o regresso do festival prometendo transportar os amantes deste género musical pelo globo.

As ruas da cidade voltaram a ficar preenchidas e o som das caixas e bombos fez-se ouvir. A tradição volta a cumprir-se e os sábados de novembro voltam a ser sinónimo de Moinas para os estudantes vimaranenses. Depois da decisão da Câmara, a Comissão de Festas Nicolinas reagiu e fez um plano. Sem cortejo, deram início às festas na manhã de 29 de novembro erguendo um Pinheiro de 27 metros.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

Dezembro

A cidade acordou na primeira sexta-feira do mês com um boi no Toural. A imagem que fica e que todos lembram. Roubalheiras, Novenas, Posses, um Pregão peculiar, recitado à porta da Câmara Municipal e da Escola Secundária Martins Sarmento, Maçãzinhas marcadas pela chuva, Danças de São Nicolau, Baile da Saudade. A certeza de que a Festa está viva. A tradição cumpriu-se e para o ano torna a voltar.

Entre concertos, sobretudo com prata da casa, Manuel de Oliveira e Sofia Escobar, projeção de imagens no património histórico, conferências, exposições, visitas guiadas e o ato simbólico do rebate dos sinos das Igrejas do Centro Histórico Classificado, Guimarães celebrou 20 anos da elevação a Património da Humanidade.

Guimarães virou Cidade Natal, embora mais tarde do que é habitual, com as iluminações a serem ligadas apelas a 8 de dezembro. Houve, no entanto, uma Casa do Pai Natal no Toural, e alguma animação pelas ruas.

Na véspera de Natal, como terá acontecido há 706 anos, na estreita viela que liga a rua da Rainha à Tulha, os cidadãos mais desfavorecidos de Guimarães abeiraram-se da porta do Albergue de S.Crispim e S.Crispiano procurando algum conforto para o estômago e o coração. Foram servidas cerca de 100 refeições em Take Away.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES