5.º Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro realiza-se em Guimarães

O quinto ciclo de cinema Galego, Português e Brasileiro terá lugar na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, durante os dias 23, 24 e 25 de novembro.

© Direitos Reservados

O ciclo está estruturado em três dias contínuos, em que serão projetadas longas e curtas-metragens portuguesas, galegas e brasileiras, seguidas de um debate que conta com a presença de realizadores, membros da produção e atores.

Depois da inauguração, pelas 21h00 do dia 23 de novembro, será apresentada a longa metragem “O que Arde”, de Óliver Laxe, da Galícia. De seguida, há um debate com Benedicta Sánchez.

O dia seguinte é dedicado às curtas metragens, com as apresentações de “Amas da Terra”, de Xisela Franco e Lúcia Freitas (Galícia), “Vita” de Joana Mafalda Gomes (Portugal), “Irun Orí”, de Juh Almeida (Brasil), “Catraiaa”, de Tânia Dinis (Portugal) e “O amor é agua que corre”, de Claudia Pineda (Galicia).

No final, haverá uma sessão de debate com Tânia Dinis, Lúcia Freitas, Cláudia Pineda e Joana Mafalda.

No último dia, a 25 de novembro, serão expostas as longas metragens “A festa do emigrante”, de Sara Traba (Galiza), e “A revolución (é) probable” de María Ruido e de Paula Barreiro Lee (Espanha), seguidas pelo debate com Sara Traba e Rebeca Blanco-Rotea.

Sob o tema “Paisagens culturais, património feminino”, esta iniciativa visa promover o intercâmbio cultural entre a Portugal, Galiza e o Brasil. A quinta edição está ligada o Congresso Internacional “Paisagens Incertas. Para além das Abordagens Transdisciplinares”,
organizado pelo Lab2PT, da Universidade do Minho.

Este ciclo de cinema além da colaboração da Sociedade Martins Sarmento, conta com o apoio do Consello da Cultura Galega, a Universidade do Minho, o Centro de Estudos Galegos, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Museo do Pobo Galego através da Mostra Internacional de Cine Etnográfico, a Universidade Federal de Salvador de Bahia, a Câmara Municipal de Guimarães e o Cineclube de Guimarães.

O evento realiza-se em Guimarães depois de ter passado por Braga (3, 10 e 17 de maio de 2018), Vigo (26, 27 e 28 de setembro de 2019),
Arcos de Valdevez (14, 15 e 16 de outubro de 2021), Verín (27, 28 e 29 de outubro de 2022 ) com prolongamento
do ciclo em Salvador da Bahia (Ou Brasil) em 29 de novembro de 2022.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES