
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais Guimarães
Fundado a 22 de março de 1948, o Rotary Club de Guimarães está a celebrar 75 anos de vida.
Ao longo destas décadas foram muitos os homens e mulheres que se disponibilizaram a dar de si à comunidade, “antes de pensar em si”, lema dos rotários, tranformando este clube vimaranense num clube de serviço.
Integrado no distrito rotário 1970, o Rotary Club de Guimarães é reconhecido no movimento como um dos mais ativos no serviço à comunidade, mas também no envolvimento em projetos nacionais e internacionais.
Em Guimarães, o banco de cadeira de rodas, o banco alimentar, os desfibrilhadores automáticos externos colocados em dezenas de locais públicos do concelho, o apoio à implementação do Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Senhora da Oliveira, as salas de Snoezelen na APCG, ou a atribuição de bolsas de estudo, mantém entusiasmados os companheiros do clube, que estão permanentemente atentos às necessidades da comunidade e das instituições locais, abraçando desafios.
Fruto desta dinâmica, o clube foi responsável também pelo crescimento do sentimento rotário na nossa região, estando na origem dos clubes de Caldas das Taipas, Barcelos, Santo Tirso, Famalicão e Celorico de Basto. Recentemente, no seu seio foi reativado, em 2019, também o Interact Club de Guimarães.
Envolvidos no espírito de companheirinho, bem vincado na Gala Solidária que o clube organizou na noite do passado sábado, no Teatro Jordão, certo é que os membros do Rotary Club de Guimarães, que são mais de quatro dezenas, continuarão a trabalhar por uma comunidade e um mundo melhor.
Parabéns, e longa vida ao Rotary Club de Guimarães.