8.ª Semana Social decorre em Guimarães durante três dias
A cidade berço recebe a 8.ª Semana Social, organizado pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSS-Braga), entre 26 e 28 de setembro, onde vai ser debatida a saúde mental, bem como o financiamento das IPSS.
O primeiro dia da iniciativa decorre durante esta terça-feira, dia 26 de setembro, no campus de Azurém da Universidade do Minho, sob o mote “Saúde Mental e Demências – Respostas e desafios presentes e futuros”. O primeiro debate conta com a presença de Sílvia Peixoto, especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, Miguel Durães, presidente da Direção RECOVERY IPSS e Goreti Machado, presidente da Assembleia Geral da UDIPSS-Braga, como moderadora.
A conferência contou ainda com a presença de Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social na Câmara Municipal de Guimarães, que destacou a importância de colocar a população no centro das decisões: “Do que nos vale defender um território de património, se não tivermos as pessoas no centro das nossas políticas? O maior património vivo são as pessoas.”
A autarca considera que é preciso mais apoio por parte do Governo para que “o setor solidário seja mais cooperante e solidário”. Paula Oliveira lembra que “os desafios são imensos para as IPSS”, apesar de “muito caminho ter sido feito.
O segundo dia da 8.ª Semana Social centra-se no tema “Inovação Social – Novas Formas de Financiamento das IPSS”, e realiza-se também na instituição. Helena Loureiro, representante da Região Norte, na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e Filipe Almeida, presidente desta instituição. O moderador será Rui Maia, presidente do Conselho Fiscal da UDIPSS-Braga.
No último dia, haverá um convívio na Montanha da Penha, que vai contar com o apoio do município de Guimarães e da Irmandade da Penha. Está marcada uma eucaristia para as 11h00, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes. Durante a tarde, Domingos Braganca, presidente do município, Roriz Mendes, juíz da Irmandade da Penha, Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e Jorge Pereira, presidente da UDIPSS-Braga.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 14, 2024
Não foi desta que o Moreirense inverteu a tendência de maus resultados fora de casa. Foi perder ao Nacional da Madeira, este sábado, pela margem mínima.
Dezembro 14, 2024
Inserido na programação de Guimarães Cidade Natal, há concertos e várias iniciativas que animam a comunidade por estes dias.
Dezembro 14, 2024
No Natal, os doces tomam conta das nossas mesas. A família reúne-se para partilhar conversas, reforçar laços e trocar presentes. Um momento que merece ser saboreado.