CDU crítica ação da Câmara relativamente ao isolamento dos idosos
A CDU crítica a a ação da Câmara de Guimarães.
A deputada na Assembleia da República e na Assembleia Municipal de Guimarães, Mariana Silva, visitou esta manhã com uma comitiva da CDU a Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães. Mariana Silva é candidata pela CDU à presidência da Câmara Municipal de Guimarães.
Segundo a nota de imprensa da Coligação Democrática Unitária a visita teve o propósito de conhecer melhor as dificuldades reais da população idosa.
“Como se sabe, este grupo social recebe reformas muito baixas, que conduzem muitos idosos a uma situação abaixo do limiar de pobreza. Isso deve-se também ao facto do Estado demitir-se da responsabilidade direta no que diz respeito às redes de equipamentos de cuidados e estruturas
residenciais para cidadãos idosos”, afirma a CDU.
Para a CDU, não foi a pandemia o motivo destas falhas sociais. Os seus efeitos mais graves são consequências dos problemas que evidentemente já existiam e que são estruturais na nossa sociedade. O facto de a pandemia ter afetado maioritariamente os mais idosos, para a CDU, “vem de trás o facto de não cuidarmos bem da vida dos mais velhos”.
A CDU lembra que a resposta “universal” para esta população, durante a pandemia, “foi o isolamento da vida em comunidade, e com sérias repercussões sobre a saúde mental, tal como
em sociedade já o fazíamos antes, devendo-se à negligência na forma como cuidamos os reformados”.
“Como responsável a atual gestão autárquica, do PS, que nada fez para contrariar esta tendência”
A CDU alerta para existirem milhares de idosos que vivem sozinhos e sem qualidade de vida autónoma. “Como responsável a actual gestão autárquica, do PS, que nada fez para contrariar esta tendência”, acusa a CDU.
É preciso aumentar os meios materiais e humanos para eliminar a privação de convívio social, começando por tomar uma posição comunitária por via autárquica em relação aos encerramentos dos centros de dia e extensões de saúde aos idosos, da qual a CDU sempre foi contra, e uma posição em favor do investimento no SNS, do aumento da oferta de transportes públicos, do aumento os serviços públicos domiciliários, e da criação e organização de mecanismos que facilitam o acesso à alimentação, aos medicamentos, ao convívio, ao associativismo e à habitação para uma vida autónoma de qualidade e socialmente digna, acrecentam.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.