Abril com cantigas de maio
Maioria dos vimaranenses usa o carro

O uso da bicicleta como meio de transporte é residual.

barra_carro_paragem_autocarro

A maioria dos vimaranenses usa o automóvel nas suas deslocações pendulares de casa para o trabalho ou para a escola. Em segundo lugar estão as deslocações a pé e o autocarro só surge como terceira alternativa, o uso da bicicleta é residual.

© Luís Freitas / Mais Guimarães

Para 62,2% dos vimaranenses o carro próprio é o transporte de eleição para as deslocações diárias, 18,22% andam diariamente a pé para chegar ao trabalho ou à escola. O autocarro surge em terceiro lugar, com 17,71% dos munícipes a usarem este meio de transporte no dia a dia.

A bicicleta só é usada por 0,13% como meio de transporte diário, o que faz de Guimarães a cidade do Quadrilátero onde os velocípedes são menos usados. Todavia, a bicicleta ainda é muito pouco usada em todo este território: Barcelos (0,39%), Famalicão (0,26%) e Braga (0,17%).

Uma das cidades portuguesas onde o uso da bicicleta já entrou nos hábitos das pessoas é Aveiro, onde a percentagem dos que a usam nas suas deslocações diárias é de 2,84%.

Estes números são do projeto “BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes” e têm por base os Census 2011. O projeto aponta para um cenário de aumento do uso da bicicleta (ITDP 2021) que teria impactos económicos e ambientais.

Num cenário em os vimaranenses tivessem aumentado o uso da bicicleta como meio de transporte em 2,02% nos últimos dez anos, a poupança diária em combustível seria de   2.199,86 euros. Estas projeções poderão ser avaliadas brevemente, quando os resultados dos Census 2021 sobre este tema forem conhecidos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Cantigas de Maio
Jom
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES