Portugal Continental entrou hoje em “Estado de Calamidade”
A testagem regular, a recomendação do teletrabalho e o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados são algumas das regras decretadas.

pandemia-covid-barra
O Portugal entrou, às 00h00 de hoje, 1 de dezembro, em Estado de Calamidade. A medida tinha sido anunciada no passado dia 25 pelo primeiro ministro, António Costa, e pretende combater o aumento da propagação da pandemia de Covid-19, sentida nas últimas semanas.

Estas foram as principais medidas decretadas pelo Governo e que entraram em vigor nesta quarta-feira:
O Uso de Máscaras passou a ser obrigatório em espaços fechados;
A apresentação do Certificado Digital passou a ser obrigatória em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, e também eventos com lugares marcados e ginásios;
A testagem é obrigatória também nas visita a lares, na visita a pacientes em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, nas discotecas e bares e também na entrada do país, via aérea, terreste ou marítima;
Foi anunciada uma “semana de contenção de contactos” de 2 a 9 de janeiro, com teletrabalho obrigatório e recomeço das aulas apenas a 10 de janeiro. Uma pausa escolar que será compensada na altura do Carnaval e da Páscoa. Nessa semana as discotecas estarão encerradas.





