Do Natal aos Reis #3: Encontre felicidade para além das redes sociais
Balanceie os momentos dedicados à vida real com os momentos dedicados à vida virtual.
As redes sociais servem tanto para aproximar as pessoas, reduzir a distância física (sobretudo em tempos de pandemia) e otimizar o nosso tempo, como também podem servir para a procrastinação, atrapalhando os momentos em que deveríamos estar a fazer algo produtivo.
Em alguns casos podem levar a uma dependência das redes sociais. Por vezes o tempo que passamos nas redes sociais é tanto que nem nos apercebemos do quão dependentes somos quer das novas tecnologias quer das redes sociais.
Passar muito tempo a olhar para um ecrã é prejudicial para a saúde quer a nível físico quer a nível mental. Pode levar à redução do convívio familiar e isolamento social; à necessidade de ser aceite virtualmente pelo número de likes das fotografias ou publicações postadas; ficar preso à falsa ilusão de felicidade permanente; interfere com o sono e com o nosso humor.
Alguns estudos indicam também que aumenta ou promove uma relação mais negativa com o corpo, mais ansiedade e em alguns casos mesmo depressão.
Damos alguns exemplos de sinais de alerta a ter em consideração:
- Faltar ao trabalho ou à escola, após ficar na internet até muito tarde;
- Não fazer refeições por estar nas redes sociais;
- Não conseguir realizar atividades como almoçar/jantar e tomar banho sem mexer no telemóvel;
- Baixo rendimento escolar por passar muito tempo nas redes sociais;
- Diminuição significativa da interação/convívio familiar;
- Tirar selfies em situações ou lugares perigosos apenas para postar nas redes sociais;
- Monitorização à distância da vida de ex. companheiros;
- Criação de perfis falsos;
- Começar a comentar de forma muito ofensiva as publicações de outras pessoas (inclusive figuras públicas).
Dar um tempo das redes sociais ou reduzir significativamente o tempo que lhe dedica, é uma ótima maneira de se reconectar com as pessoas que gosta e realizar atividades que realmente o deixam motivado. Use esse tempo com exercício, leitura, amigos e familiares. Faça as tarefas que precisam de ser feitas.
Vá reduzindo gradualmente o tempo. Defina um horário específico para o uso e o descanso das redes sociais (por exemplo aos fins de semana). Desative as notificações do telemóvel.
O presente é digital, no entanto não deixe que interfira com a sua Saúde Psicológica.
Moderação é a chave da questão.
Balanceie os momentos dedicados à vida real com os momentos dedicados à vida virtual.
Priorize a sua Saúde Psicológica.
Uma parceria Mais Guimarães e Emanuela Lopes
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 30, 2024
A partir de quarta-feira, dia 01 de janeiro de 2025, entra em vigor a alteração na tabela de preços de bilheteira da Museus e Monumentos de Portugal.
Dezembro 30, 2024
A GNR de Guimarães, apreendeu, no dia 28 de dezembro, 23 veículos por alterações às características construtivas, que participavam em corridas ilegais numa zona industrial, no concelho de Guimarães.
Dezembro 30, 2024
José Ferreira foi chamado a representar a Seleção Nacional Sub-21 no Torneio 4 Nações, que irá decorrer de 09 a 11 de janeiro, em Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.