Do Natal aos Reis #17: Cuide se si, partilhe os seus pensamentos e sentimentos

É comum no ser humano sentimentos e pensamentos bons e maus, sendo que, o mais importante é aprender a saber gerir esses pensamentos e sentimentos de forma saudável.

Emanuela Lopes barra

As emoções e os sentimentos fazem parte do ser humano. Todos nós já nos sentimos zangados, tristes, felizes, culpados, preocupados, nervosos, etc. As emoções são geralmente resposta do nosso organismo aos nossos pensamentos.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Emanuela-Lopes-sem.png
© João Bastos / Mais Guimarães

É comum no ser humano sentimentos e pensamentos bons e maus, sendo que, o mais importante é aprender a saber gerir esses pensamentos e sentimentos de forma saudável.

Procure não sentir vergonha dos próprios pensamentos ou sentimentos.

Nem sempre é fácil falar sobre os nossos pensamentos e sentimentos com outras pessoas. Por vezes, nem nós próprios sabemos explicar o que estamos a sentir. No entanto, partilhar os nossos pensamentos e sentimentos com alguém em quem confiamos pode ajudar-nos a compreender melhor o que estamos a pensar e a sentir e a melhorar muito a nossa saúde psicológica. Alem disso, partilhar os nossos pensamentos e sentimentos faz com que não estejamos sozinhos com os nossos problemas e preocupações ou com pensamentos e sentimentos negativos. É verdade que partilhar as nossas preocupações não as faz desaparecer, mas permite-nos ter alguém em quem confiamos para nos ouvir e ajudar e a melhorar o nosso bem-estar.

Se tem dificuldade em falar sobre os seus pensamentos e sentimentos pode primeiro escrever num papel. Depois de escolher com quem quer partilhar, se a pessoa não estiver a compreender, tente explicar por outras palavras e dar exemplos, mas não deixe de falar. 

Priorize a sua Saúde Psicológica.

Uma parceria Mais Guimarães com Emanuela Lopes, psicóloga clínica e da saúde.

www.emanuelalopes.pt

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS