Do Natal aos Reis #17: Cuide se si, partilhe os seus pensamentos e sentimentos
É comum no ser humano sentimentos e pensamentos bons e maus, sendo que, o mais importante é aprender a saber gerir esses pensamentos e sentimentos de forma saudável.

Emanuela Lopes barra
As emoções e os sentimentos fazem parte do ser humano. Todos nós já nos sentimos zangados, tristes, felizes, culpados, preocupados, nervosos, etc. As emoções são geralmente resposta do nosso organismo aos nossos pensamentos.

É comum no ser humano sentimentos e pensamentos bons e maus, sendo que, o mais importante é aprender a saber gerir esses pensamentos e sentimentos de forma saudável.
Procure não sentir vergonha dos próprios pensamentos ou sentimentos.
Nem sempre é fácil falar sobre os nossos pensamentos e sentimentos com outras pessoas. Por vezes, nem nós próprios sabemos explicar o que estamos a sentir. No entanto, partilhar os nossos pensamentos e sentimentos com alguém em quem confiamos pode ajudar-nos a compreender melhor o que estamos a pensar e a sentir e a melhorar muito a nossa saúde psicológica. Alem disso, partilhar os nossos pensamentos e sentimentos faz com que não estejamos sozinhos com os nossos problemas e preocupações ou com pensamentos e sentimentos negativos. É verdade que partilhar as nossas preocupações não as faz desaparecer, mas permite-nos ter alguém em quem confiamos para nos ouvir e ajudar e a melhorar o nosso bem-estar.
Se tem dificuldade em falar sobre os seus pensamentos e sentimentos pode primeiro escrever num papel. Depois de escolher com quem quer partilhar, se a pessoa não estiver a compreender, tente explicar por outras palavras e dar exemplos, mas não deixe de falar.
Priorize a sua Saúde Psicológica.
Uma parceria Mais Guimarães com Emanuela Lopes, psicóloga clínica e da saúde.






