Do Natal aos Reis #18: Cuide de si, tenha tempo para si
No mundo de correria em que vivemos atualmente, resta pouco tempo para pensarmos em nós próprios e fazermos o que gostamos.

Emanuela Lopes barra
No mundo de correria em que vivemos atualmente, resta pouco tempo para pensarmos em nós próprios e fazermos o que gostamos. Esta correria e a falta de tempo diário de qualidade para a prática do autocuidado, pode levar ao desgaste emocional e causar ansiedade e depressão.

Coloque-se em primeiro lugar na sua vida e dedique mais tempo para estar com as pessoas que são importantes para si, sem pensar que é egoísmo ou sentir culpa. Cuidar de si é ter amor-próprio.
Se tem dificuldade em tirar tempo no seu dia para a prática do autocuidado pode começar por anotar na sua agenda momentos diários para si, e não sinta culpa por isso (no mínimo 30 minutos por dia). Pode também delegar tarefas. Existem atividades em casa e no trabalho que podem ser delegadas a familiares e colegas. Assim vai sentir-se menos exacerbado e com mais tempo para si. Alem disso, aprenda a dizer não. Procure dizer não sempre que a tarefa ou situação exigir demasiado da sua energia, do seu tempo ou que não tenha interesse para si. Dizer que não permite ganhar tempo e energia e pode melhorar muito a sua saúde e o seu bem-estar.
Dedicar tempo a si próprio faz com que se sinta melhor!
Priorize a sua Saúde Psicológica.
Uma parceria Mais Guimarães com Emanuela Lopes, psicóloga clínica e da saúde






