Torneio de Retórica alargado a todas a Escolas Secundárias do concelho

No Torneio de Retórica será trabalhada a capacidade de argumentação e retórica dos alunos sobre diversos temas da atualidade.

torneio retórica barra

A iniciativa da ASMAV, Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense, realizada inicialmente na Escola Secundária Francisco de Holanda, vai contar agora com o apoio do município na sua disseminação pelo território.

Em 2021 participarão nesta iniciativa cerca de 1.350 alunos, jovens que frequentam o 11º ano do ensino secundário, científico-humanistas e ensino profissional, num total de 56 turmas. O projeto envolve agora as Escolas Secundárias de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões.

No Torneio de Retórica será trabalhada a capacidade de argumentação e retórica dos alunos sobre diversos temas da atualidade.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A apresentação da iniciativa decorreu na tarde de segunda-feira, dia 10, no salão nobre da Câmara Municipal. Para além de Adelina Paula Pinto, vereadora da educação, e de Francisco Teixeira, em representação da ASMAV, estiveram presentes dos diretores das Escolas Secundárias que dinamizarão, nos seus estabelecimentos de ensino, o torneio.

A vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a importância de “fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance para desbloquear os nossos jovens depois do período de confinamento que viveram” devido à pandemia da Covid-19. A autarquia assume-se, nesta iniciativa, como “um agente facilitador para o desenvolvimento de competências que são extremamente importantes, como a capacidade de argumentação, para o futuro dos nossos jovens, integrando ou não os programas curriculares”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Francisco Teixeira lembrou que estes torneios, baseados “no estudo e a prática da Retórica enquanto exercício cívico de argumentar e falar em público” já despertam “grande interesse em vários países da Europa e ainda nos Estados Unidos”, ressalvando que a grande novidade em Portugal é a realização deste tipo de debates nas Escolas Secundárias. “Estamos a criar uma componente de abertura à sociedade e também fazer com que as escolas possam interagir entre si nestes debates”, salientou.

A primeira fase do projeto acontece a nível interno, em cada escola, entre janeiro e junho, através do processo de eliminatórias sucessivas, e as quatro finais, uma de cada escola, ocorrerão no Teatro Jordão, que se espera, seja inaugurado em breve. A segunda fase, a ocorrer em setembro/outubro de 2022, acontecerá entre as turmas vencedoras das quatro Escolas, também no renovado espaço cultural vimaranense. 

O Torneio de Retórica estrutura-se em três componentes: dimensão curricular, científica e pedagógica, a cargo das Escolas; dimensão logística, organizativa e de apoio institucional a cargo da Câmara Municipal de Guimarães e ASMAV, assegurando a autonomia pedagógica e curricular das Escolas.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS