Mariupol: Um genocídio em marcha na Europa
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesHá um genocídio em marcha na Europa, o que está a ser perpetrado pelas tropas russas em solo ucraniano, e em particular na cidade de Mariupol.
A guerra que a Rússia levou à Ucrânia faz já um mês, acrescentou ao nosso conhecimento um largo número de cidades. Pelos piores motivos, ficamos a conhecer melhor, entre outras, as cidades de Kiev, Lviv, Kharkiv, Odessa, Melitopol, Mykolaiv ou Mariupol, e admirar também aquele povo, pela sua resiliência e amor à pátria.
Mariupol é, provavelmente, a mais destruída das cidades ucranianas. Uma cidade no sítio errado se considerarmos as aspirações conhecidas de Vladimir Putin. Mariupol é a porta de mar para os territórios de Donetsk e Luhansk, que Putin decretou independentes e que apresentou, antes da invasão, como motivo para o avanço sobre a Ucrânia.
A estratégica cidade no sudeste está sob cerco dos russos. A cidade, que tinha cerca de 600 mil habitantes terá agora 160 mil segundo Vadym Boichenko, o autarca local, sendo que se tornou impossível viver ali porque não há água, nem eletricidade, nem aquecimento. É uma cidade onde está a faltar tudo, onde os habitantes vivem nos bunkers e com medo de subirem à superfície, bombardeada constantemente e sabendo que em qualquer esquina, ou numa fila para comprar a pouca comida que ali chega, poderão ser alvejados.
Em Mariupol, cerca de cinco mil pessoas foram sepultadas no último mês, mas, segundo os relatos de quem tem contacto com a cidade, não tem havido enterros nos últimos dias porque os bombardeamentos são contínuos. A estimativa é que terão já morrido 10 mil pessoas naquela cidade. A cidade está completamente destruída, num cenário apocalíptico.
É urgente a abertura de um corredor para a saída dos civis que desesperam por ajuda, uma saída para onde estes encontrem alguma paz e, sobretudo, consigam sobreviver.
O mundo assiste, incrédulo. É urgente combater esta desumanidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.