Pedro Guimarães Cunha: “É hora de dizer com clareza que o HSOG é um hospital universitário”
Decorreu, na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, a cerimónia […]
Decorreu, na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, a cerimónia de Certificação do Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG). Orgulhosos pelo reconhecimento, continuam de olhos postos no estatuto de hospital universitário.
A certificação CAF obtida transforma o HSOG “numa plataforma de translação de conhecimento e ciência, de qualidade verificada por organismo independente, somando uma nova tarefa ao potencial de desenvolvimento do SNS e da Área da Saúde”.
O Centro Académico e de Formação do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães torna-se assim o Centro Clínico Afiliado a um hospital público do SNS, a ser totalmente certificado no âmbito total da norma portuguesa 4457: 2007 vendo a sua competência validada investigação, desenvolvimento e inovação.
Pedro Guimarães Cunha, coordenador do Centro Académico e de Formação, explicou que “a cerimónia marca o cumprimento de um duplo objetivo: cumprir o projeto piloto com que nos engajamos com a IASIB e o propósito de certificarmos o maior âmbito registado a nível nacional na questão da gestão de investigação de desenvolvimento e inovação”.
Trata-se de uma “vitória que não é do Hospital de Guimarães, mas sim de todo o ecossistema de investigação clínica português, a que se junta agora uma instituição completamente certificada com os seus procedimentos estandardizados, com a sua excelência reconhecida por várias instituições e que contribui, desta forma, para o objetivo de todo o ecossistema, que é o de recuperar mais ensaios clínicos, mais capacidade formativa e de capacitação”.
Assim sendo, as metas alcançadas são “um ponto de partida para novos objetivos e novas responsabilidades”.
A pretensão de alcançar o estatuto de hospital universitário foi amplamente abordada por grande parte dos intervenientes. O coordenador do Centro Académico e de Formação reiterou que o HSOG é um hospital “com competências reconhecidas, de ensino, de investigação, de inovação, que abraça todo o espírito académico e todas as responsabilidades inerentes às suas parcerias com o ensino, particularmente com o ensino superior” e reitera que “é hora de dizer com clareza que o HSOG é um hospital universitário”.
Para Pedro Guimarães Cunha “é altura desse reconhecimento oficial acontecer, a exemplo do que acontece com outras estruturas nacionais, que desempenham as mesmíssimas funções”.
O coordenador do Centro Académico e de Formação deu a conhecer algumas das dinâmicas de funcionamento do hospital, nomeadamente a parceria com 38 instituições universitárias e de ensino com as quais trabalham. “Passam pelas nossas instalações, por ano, cerca de mil alunos, aos quais juntamos 550 estágios de formação pós-graduada”, revelou.
O HSOG tem atualmente cerca de 200 estudos científicos ativos em funcionamento e tem aumentado a sua produção científica, através das suas parcerias académicas. Só no ano de 2020, foram publicados de mais de 150 artigos científicos pelos profissionais do hospital.
O presidente do Conselho de Administração do HSOG, destacou que a certificação obtida representa o “culminar de uma aposta”. “Desde o início do mandato idealizamos a criação deste Centro Académico de Formação, cujo papel ativo ao longo dos últimos três anos se tem vindo a impor nas áreas da investigação clínica, capacitação e ensino”.
Henrique Capelas anunciou ainda outra novidade, a recente aprovação do projeto do novo hospital de dia de investigação clínica, esperando que “num futuro muito próximo este Centro Académico venha a desempenhar um papel ainda mais relevante na área da investigação e dos ensaios clínicos, colocando o HSOG ao nível do que melhor se faz no país nesta matéria”. A estrutura modular vai nascer junto aos edifícios do hospital, na mesma área envolvente. Prevê-se que esteja concluída em meados de novembro.
Domingos Bragança marcou presença na cerimónia e parabenizou o HSOG pela meta alcançada, destacando que “Guimarães orgulha-se cada vez mais de que tem um dos melhores hospitais do país e que está no topo dos hospitais na zona norte com certificação de qualidade de excelência”.
O edil vimaranense reforçou que “a Câmara Municipal está disponível com todas e para todas as parcerias, com a escola de medicina, Universidade do Minho e outras escolas” para “em conjunto com o Centro Académico e de Formação do HSOG desenvolver projetos que tenham investimento público, mas também privado, para desenvolver um hub/plataforma de investimento na investigação na área médica, dos novos fármacos e medicina de futuro”.
O presidente da Câmara Municipal disse não ter dúvidas de que “a comunidade é a primeira beneficiária com toda a investigação”, mas salienta que “é necessária a sua envolvência com as disciplinas que envolvem a literacia em saúde, os bons hábitos e aquisição de conhecimentos”.
A cerimónia contou ainda com representantes da Agência de Investigação e Inovação Biomédica (AICIB), Administração do Sistema de Saúde (ACSS), Escola de Medicina da Universidade do Minho, AENOR, ARS-Norte, Infarmed e da portuguese Clinical Research Infrastructure Network (PtCRIN).
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.