Como partilhar o que sentimos ao visitar um museu?: Uma pergunta para responder este domingo
Oficina de correspondência às 11h00 e Tertúlia e Tocata à 16h00 garantem um dia 29 de maio que convida todos ao contacto coletivo e gratuito com as artes, o património e a cultura.
O próximo domingo, 29 de maio, surge bem recheado com proposta dupla e diversificada, convidando toda a família e o público em geral para entrar e vivenciar o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e a Casa da Memória (CDMG).
Logo pela manhã de domingo inicia-se, às 11h00, uma nova sessão de Domingos no Museu que nos deixa abrir e explorar a “CartaMuseu”, uma oficina de correspondência orientada por Patrícia Geraldes no CIAJG. Continuando a percorrer a avenida Conde de Margaride, da parte da tarde, as cordas começam a exprimir-se e a soar, a partir das 16h00, com “Dar Corda à Casa” pelas mãos de Daniel Pereira Cristo, que surge na CDMG em boa companhia.
“Quantos de nós visitaram um dia um museu e não souberam como partilhar o que sentiram?” é a pergunta que serve de mote para “CartaMuseu”, no CIAJG. Esta oficina de correspondência é um “caminho exploratório em busca de conhecer modos de dar resposta a esta questão e estratégias intuitivas de saber e de fazer quando se quer partilhar o que sentimos, nomeadamente quando visitamos um museu. Isto enquanto pomos em cima da mesa uma folha de papel e se coloca tudo num envelope, desde as palavras – que não sabem tudo – até aos rabiscos, recortes, colagens, pinturas, desenhos, etc., sem esquecer a colagem do selo e o envio do museu no tamanho infinito de uma carta, que nos mostra o quanto pode caber no seu interior”.
Após ter sido palco de uma dedicação e exploração intrínseca das nossas raízes musicais e instrumentais num percurso liderado pelas mãos de Daniel Pereira Cristo, a Casa da Memória de Guimarães é o espaço natural para “Dar Corda à Casa”, a apresentação da tocata entretanto criada, um projeto que deu continuidade a um processo de investigação sonora no território iniciado em 2021 pel’A Oficina num trabalho conjunto com este mesmo artista. E é assim chegada a oportunidade para conhecer o resultado tão aguardado por muitos, numa apresentação que conta com a participação de José Gonçalves e Diogo Valente, construtores de instrumentos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.