Agrupamento de Escolas Virgínia Moura em primeiro lugar no Eco Parlamento
Sessão Parlamentar da 7.ª edição do Eco Parlamento com mensagens do Presidente da República e da Vice-Reitora da Universidade das Nações Unidas para a Europa.
O Agrupamento de Virgínia Moura ficou em primeiro lugar na sétima edição do Eco Parlamento, cuja final se realizou esta sexta-feira, 27 de maio, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.
A apresentação e a defesa do projeto “Devolver as cores à natureza”, apresentado pelos alunos do agrupamento de escolas Virgínia Moura acabou por convencer o júri. No pódio ficaram os projetos “Sinergias Escolares em Guimarães (e mais) – SEG +” do agrupamento de escolas Santos Simões e “Janelas Verdes” do agrupamento de escolas Fernando Távora. Participaram também nesta sessão os agrupamentos de escolas de Abação, Professor Abel Salazar e Vale de S. Torcato.
A presidente do Laboratório da Paisagem e vereadora da Educação, Adelina Pinto, enalteceu a apresentação dos projetos na sua globalidade. “Todos são vencedores. É um orgulho ver este caminho seguido pela comunidade escolar no âmbito dos vários desígnios que temos definido para o território, desde a área ambiental, cultural ou patrimonial. Este projeto é muito importante pela possibilidade de os jovens usarem a sua voz e contribuírem com ideias para a construção de um mundo melhor”, salientou. A vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, apelou ao “envolvimento de todos neste caminho da sustentabilidade ambiental”.
A abertura da sessão contou ainda com uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que focou a importância de uma iniciativa como o Eco Parlamento para “estimular a apresentação de soluções através do trabalho coletivo”. “A melhoria do desempenho ambiental do território são questões que nos preocupam e assim aproximamos os jovens da vida democrática, abrindo um caminho sólido para uma cidadania ativa e responsável. Fica um agradecimento muito especial a todos os alunos e docentes envolvidos neste programa”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem que dirigiu a todos os participantes.
A vice-reitora da Universidade das Nações Unidas para a Europa e também diretora do Instituto do Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS), na Alemanha, Xiaomeng Shen, também destacou o Eco Parlamento como uma iniciativa inspiradora da cidade de Guimarães. “Estou muito impressionada com todos os vossos projetos. Esses projetos que envolvem a população e natureza demonstram que se preocupam com a relação entre as pessoas e a natureza. Quero congratular-vos pelo sucesso das vossas apresentações. Para mim todos são vencedores, porque estão a envolver-se com o nosso futuro”, referiu numa mensagem enviada por vídeo.
O Eco Parlamento tem contribuído para a implementação e para a promoção do desenvolvimento sustentável. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.