A importância das vozes das crianças e dos jovens no futuro do Município

O município vimaranense – a par de Lisboa e Cascais – foi um dos três municípios com maior expressão na consulta pública aos jovens e crianças.

camara

O Dia Mundial da Criança, comemorado a 01 de junho, lançou o mote para Guimarães celebrar a Semana da Criança entre os dias 28 de maio e 04 de junho. Entre espetáculos, jogos tradicionais e visitas, o dia de hoje foi reservado para dar voz às crianças e aos jovens. Representantes da UNICEF Portugal viajaram até Guimarães para devolver os resultados da campanha “Tenho Voto na Matéria” ao Executivo Municipal. O município vimaranense – a par de Lisboa e Cascais – foi um dos três municípios com maior expressão na consulta pública aos jovens e crianças. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve na Biblioteca Municipal Raúl Brandão para ouvir – e responder – as perguntas dos mais novos.

A conclusão principal do estudo da UNICEF Portugal que envolveu mais de 9.300 crianças e jovens com idade igual ou inferior a 18 anos – cerca de 500 participantes são de Guimarães, uma das cidades com uma taxa de participação mais elevada, de acordo com Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social – é que 80% considera que a sua opinião não influenciou o que foi decidido na sua comunidade. O evento, que começou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, onde Domingos Bragança, edil municipal, discursou sobre a importância de “saber ouvir as crianças, de as escutar e de dialogar com elas”, acabou na Biblioteca Municipal Raúl Brandão. O governador enalteceu ainda o projeto ProChild, um laboratório colaborativo – conta com a participação, entre outras entidades, do Município de Guimarães e da Universidade do Minho – que tem como missão promover o bem-estar e os direitos das crianças.

Quando Domingos Bragança chegou à Biblioteca, já o esperavam cerca de duas dezenas de jovens. As perguntas tinham sido preparadas e estudadas em casa e ninguém se manteve calado mediante a oportunidade de questionar e de ser ouvido. Nesta sessão dinâmica que contou com as perguntas de jovens cidadãos e com as respostas do chefe do executivo municipal, dialogou-se sobre a participação dos jovens na vida cívica e política da cidade e também da comunicação do município, nomeadamente através das redes sociais. Estiveram presentes Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Nélson Felgueiras, vereador com o pelouro da Juventude; e Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICEF Portugal.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS