Festivais de verão regressam em pleno
festivais de verão regressaram à vida dos portugueses em 2022. Sem restrições, os festivais vão decorrer nos moldes em que os conhecemos de norte a sul do país.
Os festivais de verão regressaram à vida dos portugueses em 2022. Sem restrições, os festivais vão decorrer nos moldes em que os conhecemos de norte a sul do país.
Sol, calor e verão costumam ser sinónimos de festivais de música. Depois de dois anos consecutivos de cancelamentos, adiamentos e bilhetes devolvidos, consequência direta da pandemia provocada pela doença COVID-19, 2022 é o ano que promete voltar a dar música aos portugueses e a levar os maiores nomes da música da atualidade aos grandes palcos nacionais. Sem restrições, os festivais de música vão decorrer nos moldes em que os conhecemos de norte a sul do país. Depois de o setor da cultura ter sido fortemente afetado pela pandemia, os festivais de verão preparam-se para regressar à vida dos portugueses e a maior dificuldade dos festivaleiros vai ser escolher. A equipa do Mais Guimarães esteve a analisar os principais cartazes da temporada e apresenta-lhe o resumo.
“A 100 quilómetros… ou menos”
O Vodafone Paredes de Coura e o EDP Vilar de Mouros prometem animar as hostes a norte do país. Entre 16 e 20 de agosto, a idílica Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura, Viana do Castelo, vai receber, entre outros, Pixies, Beach House e Slowthai. Na primeira edição pós-pandemia, o Vodafone Paredes de Coura terá um dia dedicado à música portuguesa para receber, por exemplo, o rapper Sam The Kid (com orquestra) e as bandas de rock Mão Morta e Linda Martini. No EDP Vilar de Mouros – que era, outrora, visto como o Woodstock português –, em Caminha, Placebo, Limp Bizkit e Iggy Pop são cabeças de cartaz. The Legendary Tigerman e Tara Perdida são dois representantes portugueses.
“Os grandes nomes nos palcos do sul”
O Rock in Rio e o NOS Alive, em julho, e o MEO Sudoeste, em agosto, são os festivais que atraem mais festivaleiros. No Passeio Marítimo de Algés, o NOS Alive assegura música e diversão entre os dias 6 e 9 de julho com The Strokes, Florence + The Machine, Metallica e Imagine Dragons. É no NOS Alive que os Da Weasel prometem, em português, um concerto único e exclusivo. O Rock in Rio, considerado um dos maiores festivais do mundo, volta a fazer casa do Parque da Bela Vista. Quatro dias, dois fins-de-semana, oito palcos: são estes os números. Muse (a substituir os Foo Fighters depois da morte do baterista Taylor Hawkins), Black Eyed Peas, Duran Duran e Post Malone são os nomes mais relevantes com passagem pelo Palco Mundo. O MEO Sudoeste, que decorre na Zambujeira do Mar, no Alentejo, lança agosto conforme dita a tradição: entre os dias 2 e 6, Major Lazer, Steve, Lewis Capaldi e Timmy Trumpet, assim como Profjam, vão juntar-se à tribo para a 23.ª edição do festival.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.